quarta-feira, 21 de maio de 2014

Continua venda irregular de medicamentos no Cariri



Basta uma simples visita a qualquer pequeno comércio de gêneros alimentícios na Região do Cariri para se notar a venda de remédios, proibida nesses estabelecimentos há dois anos pela presidente Dilma Rousseff através de veto publicado no “Diário Oficial da União” em 18 de maio de 2012.

Médicos alertam para o uso indiscriminado e irracional de remédios pela facilidade que se tem em encontra-los em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.

A automedicação também é outro fator que os profissionais temem e orientam os pacientes a procurá-los antes de tomar a decisão de administrar qualquer que seja a substância.

“A automedicação é muito comum no nosso dia a dia devido à tentativa de alívio imediato dos sintomas. Contudo, pode trazer sérias consequências ao organismo. A facilidade da compra de medicamentos sem prescrição médica promove o aumento no número de casos de intoxicação medicamentosa. De acordo com dados do SINTOX/FIOCRUZ/ MS, os medicamentos se apresentam como principal agente tóxico, correspondendo a cerca de 28% dos casos de intoxicação registrados anualmente”, explica a Dra. Ana Callou - Clínica Geral.

Na Região do Cariri a prática é constante e comumente detectada. Os mais procurados são os antibióticos, em sua maioria os derivados da penicilina, como a amoxicilina, um dos remédios mais facilmente encontrados numa mercearia, por exemplo.

Nenhum comentário: