quinta-feira, 29 de maio de 2014

Segurança pública aliada à tecnologia contra a violência no Cariri

Preocupados com a crescente onda de assaltos e roubos a veículos, motoristas do Cariri aderem à tecnologia disponível no mercado como forma de prevenir tais ocorrências. Por meio do rastreamento de veículos particulares e de frotas em tempo real, empresas de segurança locais oferecem o serviço que vem atraindo cada vez mais clientes.

Segundo Capitão Agra, do 2º Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro, conforme constatado pelos órgãos de segurança, a maior parte dos veículos roubados pelos bandidos é destinada à continuidade da prática de novos crimes. “A gente acredita que, quanto mais veículos tiverem esse equipamento, mais fácil será de desbaratar essas quadrilhas que, infelizmente, estão agindo na região”, explica o capitão.

Somente no município, foram registrados, nos primeiros meses, cerca de 100 roubos a motocicletas. Com medo da ocorrência de assaltos ou sequestros, o administrador Santiago Gomes é usuário do serviço de rastreamento há cerca de dois meses. “O melhor de tudo é que, caso ocorra algo, a polícia pode ir diretamente ao paradeiro, graças ao serviço do GPS”, explica.

Conforme explicou Jonatas Carvalho, especialista na área de segurança eletrônica e empresário do setor, o serviço, que funciona por Sistema de Posicionamento Global (GPS), dá total garantia de localização do veículo. A partir do momento que a empresa é comunicada sobre um possível assalto, o mesmo pode ter suas funções bloqueadas, impossibilitando que os bandidos deem continuidade à ação. A partir daí, a polícia entra em ação e vai ao local, em busca da apreensão.

“A união entre a segurança pública e a eletrônica trará bons resultados a todos. Bandidos serão presos, armas apreendidas e o cidadão terá o benefício de ter seu veículo recuperado”, finaliza Capitão Agra, que acredita que tal união possibilitará a diminuição nos índices de roubos da região.

Nenhum comentário: