sábado, 17 de maio de 2014

Santana do Cariri festejará Jubileu da Juventude


As comemorações do Jubileu da Juventude acontecem amanhã neste município, a partir das 14 horas, e fazem parte das comemorações em torno do centenário da Diocese de Crato. Na ocasião, está prevista peregrinação de fiéis ao local onde aconteceu o martírio da menina Benigna Cardoso, assassinada em 1941 ao defender sua castidade, na região do Distrito de Inhumas. No local haverá show com a banda Nova Órbita, apresentações teatrais e celebração eucarística a ser presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Panico.
Conforme os organizadores, a expectativa é de que cerca de cinco mil jovens participem do evento. Além dos próprios moradores de Santana do Cariri, são aguardadas as participações de fiéis de municípios vizinhos como Nova Olinda, Altaneira, Jardim, Crato e Juazeiro do Norte, bem como das demais paróquias da região, num total de 55, para agradecer a Deus pelo pedido de beatificação da menina Benigna, que é analisado no Vaticano, bem como renovar a fé e a esperança em relação ao acatamento do pedido. A investigação que poderá resultar na beatificação da "mártir da castidade", como Benigna Cardoso passou a ser conhecida, está na chamada fase romana do processo de beatificação. Um tribunal nomeado pela Santa Sé, através da Congregação para a Causa dos Santos, formado por peritos, legistas e especialistas em Direito Canônico, está responsável pela avaliação dos documentos levantados durante a primeira fase das investigações.
Do material encaminhado ao Vaticano, no mês de setembro do ano passado, constam depoimentos de pelo menos 12 pessoas contemporâneas à jovem assassinada. Uma cópia de todo o material pertencente ao inquérito eclesiástico permanece na Diocese de Crato.
O legado deixado pela jovem Benigna Cardoso da Silva, elevada à condição de Serva de Deus pela Igreja Católica, está exposto ao público pela primeira vez em local distante de sua terra natal. A exposição "Heroína da Castidade", que acontece desde o último dia 13 no átrio do Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, apresenta objetos utilizados pela jovem, o pote que ela carregava no momento em que foi assassinada, por exemplo.

Também fazem parte do acervo da exposição o histórico que a levou a ser a única candidata à beata pela Igreja Católica do Estado. Há ainda fotos das romarias em louvor à jovem e a urna utilizada no dia do translado dos restos mortais da serva de Deus, dentre outras peças.

Nenhum comentário: