segunda-feira, 19 de maio de 2014

Setor produtivo comemora no Crato


O aumento no poder de compra dos consumidores do Crato é comemorado por representantes de órgãos e entidades que atuam junto aos diversos setores produtivos e econômicos. Conforme avaliam, os ganhos passaram a ser verificados nos últimos anos, a partir da efetivação de uma nova política de revitalização do setor produtivo, responsável pela atração de um maior número de empresas que, consequentemente, criaram novas oportunidades de emprego e geração de renda.
Fatores como ampliação de investimentos para formação de um trade turístico capaz de refletir em maior número de visitantes em épocas diferentes aos períodos sazonais tradicionais e a presença de um grande número de jovens, advindos de outras regiões, que acabaram migrando para a região do Cariri em busca do conhecimento cientifico e tecnológico, também contribuem decisivamente para o aquecimento da economia local e para a verificação em torno da expansão das vendas registradas no comércio do município.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Crato, Venâncio Saraiva, o atual momento observado junto aos setores da economia e da produção é fruto de uma estratégia criada pela administração local, cujo a finalidade é transformar o município em um dos expoentes do comércio e da indústria no interior do Ceará.
Venâncio Saraiva cita o do Programa de Desenvolvimento do Crato (ProdeCrato), como uma das ferramentas que o município possui para crescer economicamente nos próximos anos e ampliar o poder de compra da população.
Através do ProdeCrato, segundo afirma, uma série de serviços passarão a ser implantados objetivando a melhoria da competitividade do segmento varejista, o que resultará em melhor oferta de preços ao consumidor.
A construção de Parque Tecnológico, além do Distrito Industrial, com polos de atuação voltados para a produção de confecções e calçados, dentre outros empreendimentos, também faz parte da metodologia que o município está efetivando na perspectiva de que haja o crescimento da economia local nos próximos anos na Cidade.
Para o empresário Geraldo Pinheiro de Lima, atual vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), as possibilidades de crescimento da economia local, nos próximos anos, realmente existem. Embora avalie como cedo para realizar previsão em torno dos índices de crescimento, o empresário destaca que o município, além das políticas públicas em desenvolvimento, possui uma série de atrativos naturais explorados de maneira ainda muito tímida e que, se melhor aproveitados, também auxiliarão neste processo. "A Chapada do Araripe, bem como toda a área pertencente ao Geopark, são exemplos dessa potencialidade. Além disso, a região também deverá ganhar com possibilidades de novos ganhos a partir da utilização do Centro de Convenções do Cariri", observa.

 


 

Nenhum comentário: