terça-feira, 19 de agosto de 2014

Crato poderá ser referencia nacional na produção de abelhas rainhas



Empresários apicultores da argentina estiveram semana passada no Crato viabilizando a instalação de um Centro de Produção e Melhoramento Genético de Rainhas de Abelhas. O empreendimento será construído até setembro de 2015 no Sitio Grangeiro com investimento aproximado de R$ 1,5 milhão.

O objetivo é melhorar a produtividade substituindo as rainhas por outras de maior índice de aceitação apícola. A mesma tecnologia foi implantada na Argentina o que tornou o País o segundo líder mundial em exportação de mel, perdendo apenas para o China.

 O projeto de construção do Centro de Produção Genético do Crato é da empresa “Matrunita da Amazônia Apicultura Ltda.”, cujo diretor, Dario Chiachiarini enfatiza que a ideia é trabalhar apenas abelhas do Nordeste brasileiro, selecionando aquelas mais produtivas e resistentes a doenças e de fácil aceitação ao manejo e repassar ao apicultor rainhas jovens com a proposta de triplicar a produção de mel, cera e própolis.

Na avaliação de Dario, o Nordeste do Brasil tem um potencial subaproveitado por falta de tecnologia e um dos grandes limitantes são as abelhas rainhas que nunca foram selecionadas e nem sofreram processos de melhoramentos, resultando na queda significativa da produção chegando a atingir até 40 % de zero produtividade.

Sobre a escolha do Crato para a instalação do Centro de Produção que será referencia nacional, Dario explicou que a cidade fica no Sopé da Serra do Araripe com água e vegetação abundantes e estrategicamente localizada numa região onde seus 32 municípios são produtores de mel.

Dario Chiachiarini disse que as universidades do Cariri, governo do estado, instituições bancárias e a prefeitura do Crato vão ser parceiras do projeto na elaboração de pesquisas, suporte financeiro e apoios logísticos. Ele acredita que se trata de uma atividade que vai gerar emprego e renda e de grande impacto na economia regional.

Para falar sobre a importância socioeconômico do projeto, a sua empresa Matrunita da Amazônia Apicultura Ltda.  trouxe da Argentina o diretor do Centro de Produção de Melhoramento Genético de Rainha de Abelhas daquele País, o engenheiro agrônomo e uma das maiores autoridades em apicultura da America Latina, o geneticista Osvaldo Atela, para uma palestra no último dia  30 de julho no Centro de Convenções, em Crato.

Atela disse que a abelha do Nordeste brasileiro é a única no mundo resistente aos seus predadores, o que faz da região o maior produtor nacional e o Cariri cearense é privilegiado por possuir precipitações pluviométricas maiores que as demais do estado, mas lhes faltam tecnologia adequada e ensinamentos no cultivo da abelha e da floração da vegetação apícola. Durante sua palestra Osvaldo Atela apresentou resultados positivos de um estudo de DNA MITOCONDRIAL realizado em abelhas de regiões distintas da Argentina.

Paulo Seixas Levi, diretor da unidade Crato da CEARAPI disse que o mel de abelha do Cariri é um dos melhores do Nordeste no que se refere ao aroma e sabor devido à rica diversidade da nossa flora apícola e com um pouco de tecnologia nos tornaremos um dos melhores do mundo. Conforme disse, paralelos a implantação da tecnologia argentina deveremos ter pacotes tecnológicos como a realização de cursos de aprendizado, técnicas de produção, manejo e introdução de rainhas.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico do Crato, Venâncio Saraiva, garantiu que todo o apoio necessário será dado para que o município venha sediar o empreendimento desejado pela Matrunita em nome dos apicultores da região. O apicultor Francisco Lins Oliveira acha o projeto interessante, mas só será benéfico aos produtores se houver linha de credito suficiente e garantia de mercado. Assis Amorim Bezerra é também apicultor e disse que a atividade apícola no Cariri nunca esteve tão rentável com o preço do quilo do mel sendo vendido a seis reais. Admite a falta de tecnologia inovadora no setor.

 


 

Nenhum comentário: