terça-feira, 19 de agosto de 2014

Fundação Casa Grande recebe mais um prêmio nacional

 

A Fundação Casa Grande é vencedora da primeira edição do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil. A entidade, com sede em Nova Olinda, foi eleita por um júri de especialistas em educação e na área da infância e concorreu com mais 85 projetos inscritos de todo o Brasil. A organização não governamental ficou entre os seis finalistas e foi a única no Nordeste a ser agraciada. A premiação aconteceu no Rio de Janeiro no último dia 5. Um júri formado por crianças também reconheceu a entidade com Menção Honrosa.
Numa cerimônia que chegou a emocionar os participantes, foram apresentados vídeos produzidos nas seis entidades finalistas, com depoimentos dos seus participantes. As próprias crianças, antes mesmo do reconhecimento com menção honrosa, participaram de atividades em que foi contada a história de cada instituição.
O Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), realizador do evento, foi criado em 1986. Nomes de diversas áreas como o educador Paulo Freire, Ennio Candotti, Eduardo Coutinho, Ana Maria Machado, Washington Novaes e Claudius Ceccon, atual diretor executivo, decidiram dispor dos seus saberes e experiências a serviço do centro, que se colocou com uma proposta de construção de uma sociedade democrática.

As atividades inserem a produção de materiais audiovisuais e impressos, a realização de projetos de articulação e mobilização social e a capacitação de educadores e outros agentes sociais para atuarem na transformação de suas realidades. A Escola de Comunicação da Meninada do Sertão, da Casa Grande, onde está abrigado também o Memorial do Homem Kariri, foi o grande foco dessa avaliação, com o trabalho educativo nesse segmento que vem sendo transferido para as crianças e adolescentes, com diversos equipamentos disponibilizados para o desenvolvimento do aprendizado desses jovens.

Nenhum comentário: