quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Prefeito Ronaldo defende Zona Franca do Semiárido Nordestino e reivindica sede para o Crato



A sociedade  cratense vai defender no momento oportuno a instalação da Zona França do Semiárido Nordestino, e a instalação da sede administrativa da instituição em Crato.

A afirmação é do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos que vem acompanhando o processo de discussão sobre a Zona Franca no Semiárido, fruto de uma articulação dos deputados federais e senadores brasileiros que vêm debatendo o assunto com o intuito de ampliar o desenvolvimento econômico do Nordeste.

No Ceará, o deputado federal Raimundo Gomes de Mattos defende a criação da Zona  Franca e que a sede fique na Região do Cariri. Por isso, ele entrou com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a Zona Franca do Semiárido considerando área integrante da zona a superfície territorial formada pelos municípios nordestinos cujas sedes se localizem à distância de até 100 quilômetros  do eixo situado entre as cidades de Cajazeiras, na Paraíba e Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

Em recente encontro com empresários o secretário de Desenvolvimento Econômico do Crato ,Venâncio Saraiva, pediu apoio dos setores produtivos, tanto para a instalação da Zona Franca, como  para a reivindicação do Crato em sediar o equipamento.

Para Venâncio, o Crato tem toda a infraestrutura necessária para sediar a Zona Franca, pois atualmente vem se destacando na formatação de uma política agressiva de apoio ao setor empresarial, com a instalação do Distrito Industrial  trazendo 40 novas indústrias que poderão gerar até 8  mil empregos diretos, bem como,  na área do Bairro Barro Branco instalar empresas nas áreas do comércio e serviços, como a JSB, empresa na área da distribuição que vai gerar 150 empregos diretos para os cratenses.

Além disso, o Crato, através de uma orientação do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos vai melhorar toda a malha viária da cidade, vem trabalhando para instalar equipamentos como a Faculdade de Medicina e o Hospital Universitário, além de incentivar e capacitar os setores de bares, hotéis e restaurantes em parceria com o  SEBRAE melhorando o receptivo cratense.

A política de desenvolvimento econômico do Crato, concebida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi concebida e faz parte do PRODECRATO – Programa de Desenvolvimento do Crato que prevê  intervenções positivas do Poder Público municipal para estimular novos negócios, a efetivação de parcerias e projetos para alavancar o desenvolvimento do município.

A Zona Franca do Semiárido Nordestino tem características de área de livre comércio, de exportação e importação,  e de incentivos fiscais, pelo prazo de trinta anos, a partir da promulgação da Emenda Constitucional.

Nenhum comentário: