terça-feira, 19 de agosto de 2014

Descoberto um fóssil de crocodilo com 90 milhões de anos

Um novo fóssil de crocodilo pré-histórico foi descoberto durante escavações em Campina Verde, no Triângulo Mineiro. Os pesquisadores encontraram o crânio e parte do esqueleto do lagarto ainda não identificado. A idade do fóssil está estimada em 90 milhões de anos.

O material já está em análise no laboratório do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, instituição pertencente à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba.
Coordenados pelo geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, os estudos morfológicos e anatômicos para determinar se os ossos são de uma espécie atualmente desconhecida pela ciência ainda faltam ser concluídos.
O coordenador da pesquisa, no entanto, afirma que o fóssil tem características divergentes dos dois crocodilos pré-históricos identificados anteriormente na região, o Campinasuchus dinizi e o Uberasuchus terrificus.
Ribeiro disse que a maioria dos fósseis descobertos no Triângulo Mineiro conta entre 65 e 72 milhões de anos. No entanto, a ossada do crocodilo desenterrado em Campina Verde estava inserida em rochas sedimentares de 90 milhões de anos. Outra diferença é o tamanho do animal. O crânio possui 38 centímetros e o fêmur, 30 cm. Com isso, estima-se um comprimento total de 3,5 metros.

Com certeza, é o maior crocodilo fóssil já descrito em Minas Gerais. Existe a possibilidade de ser um animal diferente das espécies que já conhecemos”, acrescentou Ribeiro. O trabalho de estudo e preparação do fóssil deverá levar três meses.

Nenhum comentário: