Pesquisa realizada pelo instituto
Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que 93% dos
eleitores brasileiros avaliam os serviços público e privado de saúde como
péssimos, ruins ou regulares. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde
(SUS), 87% dos entrevistados declararam insatisfação com os serviços
oferecidos.
Na pesquisa,
foi pedido aos entrevistados que dessem notas de zero a dez para a saúde no
Brasil e para o SUS. O estudo considera ruins ou péssimas as notas de zero a
quatro. De cinco a sete, a avaliação é considerada regular.
O Datafolha
ouviu 2.418 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 3 e 10 de junho deste
ano. A pesquisa foi realizada em todas as cinco regiões do país.
O levantamento
apontou que nos últimos dois anos, 92% da população brasileira buscou
atendimento no SUS e 89% da população conseguiu ser atendida pelo sistema
público.
De acordo com o levantamento, 57%
dos eleitores brasileiros consideram que a saúde deveria ser tema prioritário
para o governo federal. Em seguida estão a educação (18%) e o combate à
corrupção (8%).
Para o presidente do CFM, Roberto
D'ávila, a pesquisa mostra a "insatisfação da população". D'ávila
disse ainda que não se pode tratar a saúde como "bem de consumo".
"A
situação é extremamente grave. Mas toda vez que nós falamos, sempre é levantada
a possibilidade de um viés corporativo. A pesquisa mostra a insatisfação da população",
afirmou o presidente do CFM.
"Saúde é
um dever do Estado e um direito da população. A saúde não é um bem de consumo.
É um bem público", concluiu.
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