terça-feira, 19 de agosto de 2014

Secretária de Cultura do Crato registra abandono dos museus por gestões anteriores e fala que atual gestão irá recuperar os equipamentos


Em entrevista ao jornal Diário do Nordeste em matéria publicada neste domingo, 17, a secretária de Cultura Dane de Jade falou sobre a situação dos museus do Crato, como os equipamentos foram abandonados em gestão anteriores e as ações feitas pela atual gestão.
Veja trechos da matéria:
A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, confirmou que a situação em ambos os equipamentos é deficitária. Ela afirma, no entanto, que os problemas evidenciados pela falta de ações de recuperação foram ocasionados pela má gerencia dos equipamentos, em anos anteriores, e pela falta de uma política voltada para manutenção do setor cultural e histórico do município.
"Nós recebemos os dois equipamentos em situação de pleno abandono. Foi elaborado um relatório sobre a situação de ambos os museus e, a partir desse documento, realizada um novo catálogo das peças do acervo. A gestão passada havia iniciado um trabalho que acabou sendo abandonado, realizando, apenas, alguns reparos equivocados", disse.
Dane de Jade ainda informou que o prédio é tombado, há alguns anos, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Ceará (Copac). Durante o mês de maio passado, o professor e arquiteto Domingos Cruz Linheiro, responsável pela montagem da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ceará, em 1982, e que atualmente atua como professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), esteve na cidade para analisar e corrigir a situação do projeto arquitetônico do Museu Histórico do Crato.
Conforme ressaltou a secretária, este novo projeto foi enviado para aprovação do Iphan e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), objetivando a captação de recursos para que os estabelecimentos possam ser reformados em obediência aos padrões exigidos pelas duas instituições.
"Esperamos receber, até o final deste ano, investimentos superiores a R$ 400 mil, que serão utilizados tanto na reforma do Museu de Artes como no Museu Histórico do município. Como estamos em ano eleitoral, é bem provável que as obras só sejam iniciadas no final do ano. No entanto, estamos trabalhando para que, brevemente, a população volte a dispor destes dois equipamentos", frisou.

Crato vai ganhar uma tela de Pablo Picasso

A informação foi dada pela secretária de Cultura dane de Jade. Tão logo seja concluída a reforma do Museu Histórico do Crato  o Município vai ganhar uma tela original de Pablo Picasso. Segundo Dane, esse será um momento histórico para a cultura cratense, que poderá trabalhar ainda mais o nome da cidade como espaço privilegiado para a cultura. Dane de Jade acredita que o início da reforma do museu deve acontecer até o final do ano.
Leia trecho da informação dada pelo jornal Diário do Nordeste deste domingo, 17:
Conforme a secretária, o Museu de Artes deverá expor, permanentemente, uma tela do pintor, escultor e desenhista espanhol, Pablo Picasso. A obra de arte foi doada por um dos fundadores do equipamento que hoje reside na Itália. Também haverá no mesmo local a exposição dos trabalhos do Cego Aderaldo, cuja importância "é extremamente significativa para a cultura cearense", afirma Dane.


fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: