quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estudantes de Juazeiro criam gerador ecológico



Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) construíram um gerador ecológico capaz de reaproveitar a energia produzida pela pressão das águas, perdida após sua passagem por uma válvula redutora de pressão existente em prédios acima de 40 andares. Conforme o projeto dos alunos Wendell Martins e Gabriel Siqueira, a energia da pressão produzida, que é dissipada na válvula, pode ser utilizada para movimentar um gerador, que serve, além de redutor de pressão, para energia elétrica.

“É a energia potencial gravitacional que está armazenada no reservatório, no caso a caixa d’água. Ela se transforma em energia cinética quando está descendo na tubulação e, depois, em energia elétrica através do nosso gerador”, explica Wendell. A partir de uma palestra assistida pelos garotos que cursam Edificações no campus do IFCE, em Juazeiro do Norte, a ideia de criação do equipamento surgiu. Segundo Wendell, a palestra o fez questionar sobre a possibilidade de substituição da válvula para que a energia fosse produzida ao invés de dissipada.

De acordo com o aluno Gabriel Siqueira, a reutilização de materiais como uma turbina de carro ajudou na criação do gerador, produzido no laboratório do próprio campus. Pelo fato de o mesmo produzir energia elétrica, seu custo pode ser pago por meio da economia posterior ao início de seu funcionamento. Conforme explicou, para os próximos passos está prevista a continuidade do projeto e dos testes laboratoriais para que o relatório seja concluído e o projeto possa ser patenteado e, possivelmente, lançado.

O grupo já participou de eventos como a Feira Internacional Mostratec, realizada no Rio Grande do Sul, onde recebeu premiação pelo projeto. Segundo Ricardo Fonseca, professor que acompanha e orienta os estudantes, limitações orçamentárias dificultam sua maior participação nos eventos. Por conta disso, o grupo, que trabalha de forma voluntária, está aberto a parcerias e patrocínios que possam contribuir para a continuidade deste projeto e de outros desenvolvidos na Instituição.

Fonte: Jornal do Cariri 

Nenhum comentário: