domingo, 31 de agosto de 2014

PT DENUNCIA VÍDEO MANIPULADO COM LULA

O Partido dos Trabalhadores (PT) enviou nota à imprensa que denuncia a circulação de um vídeo "editado" em que o ex-presidente LUla pede votos para a candidata do PSB à presidência da República, Marina Silva. A nota esclarece que o vídeo foi montado a partir de um original em que Lula pede votos para a candidata do PT ao Senado em Goiás, Marina Sant’Anna.

Veja trecho da nota: 

Um vídeo manipulado criminosamente, publicado na internet, sugere, enganosamente que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja apoiando a candidata Marina Silva, do PSB. Na verdade, Lula apoia exclusivamente a candidata Dilma Rousseff. Editado de forma a ludibriar quem o assiste, o vídeo foi montado a partir de um vídeo original em que Lula pede votos para a candidata do PT ao Senado em Goiás, Marina Sant’Anna.

O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, anunciou nesta quinta-feira (28) que a Campanha de Dilma Rousseff é movida por princípios éticos. “Queremos botar um freio, deter este tipo de campanha com a qual nos deparamos hoje, que é um vídeo grosseiramente fraudado e que infelizmente traz marca oficial da campanha de candidata do PSB e coligação”, afirmou Falcão. O presidente do PT deixou claro que “não estamos atribuindo a autoria deste vídeo fraudado a nenhum partido ou candidato”.

De acordo com Rui Falcão, a Campanha de Dilma Rousseff não difunde nas redes sociais informações inverídicas. “Não nos valemos de nenhum tipo de fraude, nenhum tipo de adulteração, nenhum tipo de indução a erro pelo eleitor e nem utilização de robôs e outras práticas que nós não consideramos éticas na Internet”.


Medidas

A coordenação da campanha de Dilma solicitou ao YouTube a exclusão do vídeo. O Departamento Jurídico deve entrar com representação na Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral irregular que induz o eleitor a erro. De acordo com o partido, a coligação vai apresentar uma representação junto ao Ministério Público Eleitoral para instaurar inquérito criminal pela prática de falsidade ideológica de cunho eleitoral.

Nenhum comentário: