domingo, 2 de novembro de 2014

Arialdo deve continuar na Casa Civil; Mauro e Guimarães também estão cotados

O governador eleito Camilo Santana (PT) começa a definir os seus secretariáveis para 2015. Em relação à Secretaria da Casa Civil, a opção mais viável hoje é a de continuidade de Arialdo Pinho (PROS) à frente da pasta, já que seu desempenho na campanha foi decisivo para vitória do petista. Isso porque o deputado estadual Mauro Filho (PROS) e o deputado federal José Guimarães (PT), cujos nomes também estão cotados para o cargo, têm outros planos.

O deputado Mauro Filho, derrotado nas urnas por Tasso Jereissati (PSDB) na corrida pelo Senado, surge como nome forte para assumir a secretaria da Fazenda no governo do petista, e, caso o governador Cid Gomes não tenha êxito em alçar o irmão Ciro Gomes, secretário da Saúde, ao ministério de Cidades, também pode ser cotado para o ministério da Educação, cargo recusado por Cid.

Guimarães deve permanecer em Brasília, já que tanto a presidenta Dilma Rousseff (PT) quanto o ex-presidente Lula não querem abrir mão de sua liderança no Distrito Federal. Porém, ainda que não pessoalmente, o deputado federal deve ser recompensado pela forte atuação como mediador da crise entre o governador eleito e a oposição interna do próprio PT. Assim, o vice-presidente nacional do PT deve indicar alguém de sua confiança para assumir uma secretaria de Camilo.

Cid Gomes e Eunício Oliveira

Com boatos de Cid ser cotado para assumir um ministério de Dilma, a cúpula do PMDB apressou-se em pedir iguais privilégios para o senador Eunício Oliveira (PMDB), porém nenhum dos dois demonstrou interesse em assumir os cargos propostos. O governador já declarou ter mais interesse no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Enquanto o peemedebista, que já é líder do partido no Senado, agradeceu por ter sido cotado, mas afirmou não querer o cargo e também não vetar nenhum nome. Todavia, caso o senador Renan Calheiros (PMDB) realmente desista de disputar a presidência da Casa, o nome de Eunício pode ser lançado.

Nenhum comentário: