segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Começa hoje simpósio sobre Padre Cícero

Após uma década, pesquisadores da religiosidade estarão reunidos no Cariri para uma busca mais aprofundada de um dos sacerdotes mais polêmicos da história do Brasil. O IV Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero será aberto na noite desta segunda-feira, com a participação de mais de 20 pesquisadores e mais de 600 inscritos do Brasil e exterior.

O evento será realizado de 17 a 21 de novembro. Dessa vez o intuito está em responder ao questionamento E...Onde está ele? A abertura acontece às 19 horas, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com a conferência da irmã belga Annette Dumoulin.

Há várias décadas ela mora em Juazeiro do Norte e tem convivido com os romeiros, sendo uma das grandes conhecedoras dos costumes e realidade dos fiéis que se deslocam até a cidade para reverenciar o Padre Cícero. Ela abordará o tema Padre Cícero e Igreja na contemporaneidade (Pe. Cícero... E onde está ele?). O simpósio será realizado no auditório do campus Crajubar, da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Desde o ano passado que vários estudos vêm sendo feitos para elaborar a programação que busca reunir os principais estudiosos da temática. A historiadora, professora da Urca, Fátima Pinho, destaca a importância do simpósio, que já foi palco de estudos relevantes sobre o Padre Cícero. Ela é diretora do Instituto de Pesquisa do Cariri (Ipesc).

O escritor e jornalista Lira Neto, que na última semana esteve em Crato, afirmou que o Padre Cícero ainda hoje suscita discussões. "É riquíssimo e possível lançar vários olhares desse homem tão amado, polêmico e até odiado", disse, diante do amplo trabalho de pesquisa que fez para o livro Padre Cícero.

Site Miséria

Nenhum comentário: