terça-feira, 18 de novembro de 2014

Observatório mapeará a cultura na Região do Cariri


Uma nova dimensão da cultura, em seus aspectos diversificados e num contexto ampliado, poderá ser proporcionada por meio do universo de dados a serem lançados de forma periódica na região do Cariri. Esse trabalho será desenvolvido por meio do "Observatório de Políticas Culturais". O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Sesc, a partir da Mostra Cariri de Culturas, realizada na região há 16 anos.
Há mais de um ano que o Observatório vinha sendo discutido e começou a ser desenvolvida a proposta, com a busca "in loco" dos dados, resgatando os personagens da cultura popular, mestres dos reisados, bandas cabaçais e todas as manifestações existentes.
O vice-reitor da UFCA, Ricardo Ness, destacou a evidência cultural do Cariri e sua riqueza e o papel da universidade, que tem buscado atuar de forma mais presente diante dessa realidade. Na universidade, foi criada uma das únicas pró-reitorias de universidades do Nordeste com foco direcionado à cultura. Nesse aspecto, ressaltou os projetos que vêm sendo desenvolvidos na universidade, levando-se em conta essa diversidade cultural existente no sul do Estado.
O Observatório de Práticas Culturais tem como objetivo realizar mapeamentos e diagnósticos sobre os impactos culturais no Cariri. Com isso, a ideia é que esses levantamentos possam resultar em publicações periódicas. As análises vão servir de base para pesquisas e estudos, que vão nortear a construção de políticas públicas culturais, além do auxílio na medição do crescimento econômico da região por meio da cultura, conforme a concepção de trabalho do grupo.

A apresentação do projeto foi realizada pelo pró-reitor de Cultura da UFCA, Ivânio Azevedo. Ele ressaltou os critérios necessários para o desempenho das atividades dentro do projeto e os métodos a serem aplicados em busca dos diagnósticos. O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Luiz Gastão Bittencourt, destacou eventos como a Reinvenção do Nordeste, realizado durante três anos durante a mostra Sesc, utilizados como forma de promover os debates e estudos sobre as manifestações culturais evidenciadas na Região do Cariri.

Nenhum comentário: