quinta-feira, 29 de março de 2012

3º Congresso da Contraf começa com seminário sobre sistema financeiro

O 3º Congresso da Contraf-CUT, que começa nesta sexta-feira (30/3), será aberto com a realização do Seminário Internacional “Regulação do Sistema Financeiro”, com a participação de dirigentes da UNI Finanças e de entidades sindicais de vários países. O evento ocorre em Guarulhos (SP). O tema será abordado através de palestras e debates com transmissão ao vivo pelo site da Contraf-CUT.

Entre os palestrantes, destacam-se a professora da Unicamp, Maria Alejandra Madi, a secretária regional da UNI Américas, Adriana Rosenzvaig, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcio Holland de Brito, o chefe mundial da UNI Finanças, Mário Monzane, e um dos líderes do Movimento Occupy Wall Street, Stephen Lerner.

“A regulação do sistema financeiro deixou de ser apenas uma luta dos bancários, mas é cada vez mais uma demanda de todos os trabalhadores e da sociedade do mundo inteiro, porque a crise financeira mundial escancarou a natureza predatória dos bancos sobre a renda dos povos e colocou na agenda de todos os países o debate acerca do papel do sistema financeiro e da busca de controles eficazes para proteger os interesses dos trabalhadores e da sociedade”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

O 3º Congresso possui 326 delegados inscritos, sendo 304 eleitos e 22 natos (19 diretores da Executiva da Contraf-CUT e 3 bancários da Executiva Nacional da CUT). São 217 homens (66,5%) e 109 mulheres (33,5%), cumprindo a cota de gênero. Estão inscritos 30 convidados internacionais de Angola, Moçambique, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela e Costa Rica.

O Congresso encerra-se no domingo, 1º/4, e tratará ainda da conjuntura nacional e internacional, balanço da gestão de 2009-2012 e estratégias para o próximo período. Ao final, será eleita a direção da Contraf-CUT para o triênio 2012-2015.

Nenhum comentário: