quarta-feira, 28 de março de 2012

Barbalha habilita dois projetos no Edital Ceará da Paixão

Vinte e oito projetos foram aprovados no edital que estimula as práticas culturais da Semana Santa. Dentre estes, dois de Barbalha; Na categoria Espetáculo Cênico/Montagem de Espetáculo, o projeto habilitado foi Calvário, elaborado por José Gilsimar de Oliveira Gonçalves.

O espetáculo teatral será encenado em diferentes pontos da cidade. Já na categoria Evento Tradicional Popular o projeto habilitado foi ‘”Procissão de Fogaréu” que será desenvolvido na noite do dia 05 de abril com 09 grupos de penitentes percorrendo as ruas centrais de Barbalha. Serão 02 grupos de penitentes e um de “incelências” de Barbalha, 03 grupos de penitentes da cidade de Várzeas Alegre, um grupo de penitentes da cidade de Jardim, um de Porteiras e outro da cidade de Assaré.

O Edital Ceará da Paixão estimula as práticas artísticas e culturais da Semana Santa, presentes na nossa tradição regional. Foram 83 projetos inscritos, dos quais 27, ou seja, (32,53%) candidataram-se na categoria Evento Tradicional Popular e 56 (67,46%) projetos para a categoria Espetáculo Cênico. Ao todo foi disponibilizado aos proponentes o valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), oriundos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que foi partilhado entre os 28 contemplados (variantes e tetos previstos no edital). A comissão julgadora foi composta de dois técnicos da Secult e dois convidados de notório saber na área.

Nenhum comentário: