terça-feira, 27 de março de 2012

Entidades defendem criação de secretaria anti-drogas

A Associação de Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza, representantes de órgãos públicos, entidades de classe e Organizações Não-Governamentais (ONGs) elaboraram, ontem, uma carta ao governador do Ceará, Cid Gomes, propondo a criação de uma Secretaria, no âmbito da administração pública do Estado, para trabalhar, especificamente, com a prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social e econômica de usuários e dependentes de drogas.

O documento foi preparado durante reunião das entidades, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), para debater o combate às drogas dentro das empresas.

"Seria como uma central articuladora, adotando providencias concretas a partir de um trabalho integrado com outros órgãos e entidades que desenvolvam atividades relacionadas ao combate das drogas", defende a procuradora-geral de Justiça, Socorro França, após explicar que, no Ceará, não se sabe qual o órgão responsável pela realização de ações de combate.

De acordo com ela, muito se ouve falar de iniciativas voltadas para o tema, mas nada foi executado. "Temos municípios que ganharam secretarias de combate às drogas lícitas e ilícitas, além de leis estaduais e até uma Semana das Drogas. É possível acabar com o problema em uma semana?", questiona.

Segundo a procuradora, em 2011, dos R$ 500 milhões liberados para investir nacionalmente na prevenção das drogas, R$ 40 milhões foram devolvidos ao Governo Federal por falta de projetos voltados ao combate desta epidemia.

Nenhum comentário: