quarta-feira, 28 de março de 2012

Irregularidades prejudicam estação das chuvas no Estado

Depois de Fortaleza, que registrou a maior chuva do ano ontem, com 197 milímetros, São Gonçalo do Amarante (111mm) foi o Município do Ceará que concentrou maior pluviometria no Interior, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Além deste Município do Litoral Norte, também registraram fortes precipitações as cidades de Iguatu, na localidade rural de Açude do Governo (97mm); Meruoca (77mm) e Lavras da Mangabeira (71mm). Ao todo, houve registro de chuva em 66 cidades. Ontem, o açude Ubaldinho, em Cedro, começou a sangrar e, agora, são cinco reservatórios no Ceará que permanecem transbordando.

As chuvas permanecem isoladas e, no geral, de baixa pluviometria e com má distribuição. Esse quadro é resultado de baixas temperaturas verificadas no Atlântico Sul, que deveria estar mais aquecido. A tendência, até hoje, é de ocorrência de chuva localizada, com predominância no Litoral Norte. "A Zona de Convergência Intertropical associada a um sistema de Vórtice Ciclônico de Alto Nível tem provocado essas precipitações dos últimos dias, mas de características isoladas", observou o meteorologista da Funceme, Paulo José dos Santos.

Prejuízos

Segundo a Funceme, a maior chuva do ano havia sido registrada em Beberibe, no Litoral Leste, em 26 de fevereiro passado, de 180mm. "Esse quadro de chuvas isoladas tem prejudicado o crescimento da lavoura em várias regiões do Estado", observa Paulo José dos Santos. "Temos informações de que, numa mesma propriedade rural, há desenvolvimento da lavoura em uma área, mas não em outra".

Uma das regiões mais críticas no Estado é o Sertão Central. Nos Municípios de Milhã, Solonópole, Deputado Irapuã Pinheiro e Senador Pompeu as chuvas estão muito reduzidas, bem abaixo da média. Neste mês de março, até ontem, choveu apenas 9mm. O acumulado de janeiro e fevereiro passados é de 146mm. "A situação nesses quatro Municípios é muito crítica. Não temos inverno e não há plantio", diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Milhã, Mairton Batista. "A terra permanece seca e está ficando tarde para plantar". No Município de Mombaça, área divisória entre a Região Centro-Sul e o Sertão Central, o quadro é apenas favorável nas áreas de serra. "Há produtor que já fez dois plantios e perdeu porque as chuvas são irregulares e isoladas", fala o agente rural do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Marcos Farias. Neste mês, até ontem, choveu 64mm. Nos dois primeiros meses deste ano, o acumulado foi de 154mm.

A novidade, na manhã de ontem, foi a sangria do Açude Ubaldinho, na Bacia do Alto Jaguaribe, em Cedro. O reservatório tem capacidade para acumular 32 milhões de metros cúbicos e está sangrando com uma lâmina de 5cm. Há dois dias, o Açude Muquém, na Bacia do Alto Jaguaribe, em Cariús, começou a transbordar.

Agora, são cinco açudes sangrando, todos localizados na região Sul do Ceará. A barragem do Ubaldinho foi a sexta a transbordar neste ano. O primeiro foi Tijuquinha, em Baturité, que ontem estava com um volume de 97% de sua capacidade. Além do Ubaldinho, estão sangrando: Valério, no Município de Altaneira, Junco, em Granjeiro, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Muquém, em Cariús.

fonte: DN

Nenhum comentário: