quinta-feira, 29 de março de 2012

Campanha da Fraternidade em debate

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Juazeiro do Norte continua realizando importantes atividades desde a sua instituição, no último dia 8. A coordenadoria atual, com 10 eixos temáticos de garantia de direitos, com o mesmo número de coordenadores e um geral, a Lourdinha Teixeira.

Para o dia 13 de abril, por exemplo, está programada a Caminhada pela Paz, no Bairro João Cabral, como forma de refletir sobre o crime que abalou a cidade quando a criança VLS, de 11 anos, foi morta e estuprada por Marcônyo Francisco da Silva, que está preso. “A comissão tem acompanhado o lamentável episódio, a ação imediata da polícia e agora vamos para um acompanhamento da família e mobilizar a comunidade para uma cultura de paz”, explica Lourdinha.

Já para o dia 20, em parceria com o CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – está programada uma sensibilização sobre o tema da Campanha da Fraternidade este ano que é Fraternidade e Saúde Pública - Que a Saúde se difunda sobre a terra. O convidado especial da sensibilização é o Padre Vileci Basílio Vidal, da Diocese de Crato e o coordenador do 13º Intereclesial de Base que acontecerá de 7 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro.

“Uma das nossas vertentes na Coordenadoria é a relacionada aos direitos políticos, sociais e civis. Como o tema da Campanha da Fraternidade este ano é relativo à saúde pública, vamos promover um debate e um sensibilização sobre a mesma para os trabalhadores da área”, explica a coordenadora geral dos eixos.

Alex Sampaio, coordenador do CEREST, disse que “a realização desta sensibilização comunga com o propósito da Campanha da Fraternidade e dos trabalhadores para um controle também externo da saúde, incentivando, por exemplo, a cultura de se cuidar do ‘cuidador’ de saúde”.

O Secretário de Saúde de Juazeiro, Dr. Antonio Bonaparte, disse que a realização desta sensibilização mostra a democratização da saúde e apoio ao importante tema social. Ele também reconheceu a importância da implantação da Coordenadoria de Políticas Públicas de Direitos Humanos como mais uma frente de garantia ao que preconiza a Constituição federal de que todos são iguais perante a lei.

Além do núcleo de direitos políticos, sociais e civis, a Coordenadoria de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Juazeiro tem ainda os núcleos de criança e adolescente, mulheres vítimas de violência, igualdade étnica, diversidade sexual, idosos, encarcerados, trabalhadores, pessoas com deficiência e dependentes químicos.

Serviço:
Sensibilização sobre a Campanha da Fraternidade 2012
Local: CEREST Juazeiro
Rua Tabelião João Machado, S/N – Bairro Santa Teresa, ao Aldo da Secretaria de Saúde

Nenhum comentário: