quarta-feira, 28 de março de 2012

Sisar realiza última Assembleia Geral

Nesta quinta-feira (29), será realizada a última Assembleia Geral dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisar’s), dessa vez no município de Acopiara. Cada Sisar é uma entidade civil, sem fins econômicos, que reúne as associações de moradores de uma determinada bacia hidrográfica do Ceará. Durante o evento, serão realizadas prestação de contas, eleição para membros e discutidos assuntos administrativos.

Atualmente, existem no Ceará, oito unidades do Sisar que administram sistemas de abastecimento de água em 123 municípios cearenses. Ao todo, 70.791 famílias são beneficiadas com 627 sistemas de água, que abrangem 843 localidades.
O Sisar como federação de associações tem como objetivo principal a gestão compartilhada entre as associações comunitárias que possuem sistemas de água ou esgoto, para garantir sua operação e manutenção através da autogestão e autossustentabilidade.

Este modelo de gestão surgiu em 1996, quando foi criado o primeiro Sisar em Sobral. O objetivo inicial foi assegurar que os sistemas implantados com o Programa Ceará I, mais conhecido como KfW I, chegassem a uma durabilidade de pelo menos 20 anos, garantindo o beneficio à população local.

A replicação do modelo de gestão Sisar teve inicio em 2001 e foi executada pela Cagece. Desde o início a empresa vem dando o suporte necessário para cada Sisar se instalar e se organizar, incentivando-o ao alcance da sua autossustentabilidade.

Gradativamente, na medida em que cada Sisar consolida a sua base econômica, a Cagece passa de entidade de suporte para entidade parceira, contribuindo na área técnica e de gestão.

Nenhum comentário: