terça-feira, 27 de março de 2012

AVL prestou homenagem a Zé Clementino

A AVL - Academia Varzealegrense de Letras, prestou homenagem ao compositor varzealegrense Zé Clementino, na noite desta sexta-feira, 23, com a exibição de um documentário sobre a vida e a obra do artista, no auditório da Escola de Educação Profissional Dr. José Iran Costa.

O evento foi prestigiado por educadores, estudantes, autoridades políticas e pela família de Zé Clementino.

Cosma Ferreira, imortal da AVL, que tem Zé Clementino como patrono, fez amplo discurso, narrando a vida do compositor e evidenciado a sua contribuição para a música popular brasileira, especialmente, para a música nordestina e para o rei do baião, Luiz Gonzaga. A solenidade teve momentos de muita emoção.

O documentário, produzido por Jales Silva e pertencente ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura, foi apresentado ao público pelo membro da AVL, Marcos Filho, que classificou o material como um “achado”, que não podia ficar guardado, mas que deveria chegar ao conhecimento do grande público, “para que todos tenham conhecimento da genialidade do poeta, do compositor e do artista, Zé Clementino”.

Zé Clementino nasceu em 02 de fevereiro de 1936, e faleceu no dia 05 de março de 2005.

O presidente, Dagoberto Diniz, declarou que a próximo ação da AVL será homenagear o padre Antônio Vieira, patrono da Academia.

O evento foi transmitido ao vivo pela internet pelo portal Várzea Alegre.com

Nenhum comentário: