quarta-feira, 28 de março de 2012

A Donzela e o Cangaceiro

A Cia. Cearense de Teatro Brincante (Crato-CE) realizará turnê em Fortaleza-CE, no mês de abril, como parte da programação do Palco Giratório do SESC, com dois grandes sucessos de público: "A Donzela e o Cangaceiro" e "A Comédia da Maldição", ambos com texto e direção de Cacá Araújo e música de Lifanco.

Dia 11:
A DONZELA E O CANGACEIRO, no Teatro SESC Emiliano Queiroz

A peça aborda ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do norte-americano e a trama infernal vinda das trevas que ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira. As forças do mal, lideradas pelo Bode-Preto, entram em disputa ferrenha pelo domínio da área, mas são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza. Somente o amor pode salvar o sítio da destruição total. Um enigma, proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, contém o segredo capaz de restabelecer a paz e a harmonia. Donzela Flor, símbolo de pureza, precisa ser desencantada. O cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para salvar o sítio e conquistar o coração da donzela.

Ao abordar a ecologia e o meio ambiente a partir de motivo factual doméstico, neste caso a luta pela preservação do Sítio Fundão, importante reserva ecológica na zona urbana na cidade do Crato-CE ameaçada de extinção, o espetáculo amplia o foco ao propor uma leitura da gana imperialista capitaneada pelos EUA, usurpadores das riquezas alheias. Envereda também pelo universo histórico e mítico do homem nordestino e universal, revisitando o cangaço e o mito da Caipora numa história fantástica, mas embrenhada “na” e “de” realidade.

"A Donzela e o Cangaceiro", obra premiada pela Funarte em 2007 e pelo VI Edital de Incentivo às Artes do Governo do Estado do Ceará 2010, é um projeto teatral que dá prosseguimento à determinação do dramaturgo Cacá Araújo em buscar a afirmação de uma dramaturgia nordestina e universal alinhada ao resgate e à difusão da cultura tradicional popular, fundada na expressão do imaginário do povo, nas lendas, nos mitos, nos causos, nas aventuras, nos romances, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança.

Elenco: Mateus (Cacá Araújo), Catirina (Françoi Fernandes), Pafúncio Pedregôso e Seu Jefrésso (Franciolli Luciano), Cafuçú (Paulo Henrique Macêdo), Feiticeira Catrevage (Jonyzia Fernandes), Vicença (Joseany Oliveira), Dona Colombina (Rosa Waleska Nobre), Donzela Flor (Charline Moura), Caipora (Orleyna Moura), Troncho Sam (Márcio Silvestre), Edimundo Virgulino (Paulo Fernandes), Bode-Preto (Joênio Alves), Aboiador (Lifanco).

Dias 12, 13 e 14:
A COMÉDIA DA MALDIÇÃO, na modalidade rua, em bairros da cidade

A história se passa num pequeno povoado do interior nordestino, onde a linda jovem Ana Expedita, louca de paixão pelo Vigário Felizberto, vale-se de uma infalível simpatia para conquistar o coração do amado: serve-lhe café coado no fundo da calcinha. Com ele amancebada, é condenada à terrível maldição de virar Mula-sem-cabeça. Sabendo da desgraça da filha, a rica Viúva Fantina encarrega os homens da cidade da tarefa de descobrir como desfazer o encantamento e ganhar muita riqueza. É aí que o cachaceiro Tandô, antigo namorado da viúva, se transforma em herói. Mas a menina não podia ver batina...

A encenação d’A Comédia da Maldição, peça escrita em versos populares, característicos dos cantadores nordestinos, cumpre a missão de difundir valores do folclore e da cultura nordestina através de estética dramática sertaneja, alinhada ao imaginário popular e ao resgate de tradições ancestrais, que remontam aos processos iniciais de formação do povo brasileiro, a partir de matrizes de origem ameríndia, africana e européia.

Elenco: Tandô (Cacá Araújo), Viúva Fantina (Orleyna Moura), Irmã Francilina e Ladra (Charline Moura), Beata Carmélia (Françoi Fernandes Alcântara), Cibita (Lorenna Gonçalves), Mãe Luzia (Joênyo Alves), Ana Expedita (Jonyzia Fernandes), Vigário Felizberto (Márcio Silvestre), Dono da Bodega (Paulo Fernandes), Fotógrafo Jorjão (Paulo Henrique Macêdo), Zulmira e Leide Zefa (Rosa Waleska Nobre), Padre Sebastião (Marlon Torres), Violeiro (Lifanco), Brincante da mula-sem-cabeça (Josernany Oliveira).

Nenhum comentário: