quinta-feira, 29 de março de 2012

Participe da Hora do Planeta em Juazeiro do Norte

Sábado, dia 31 de março de 2012, o mundo irá mais uma vez celebrar a maior ação voluntária global em favor do meio ambiente – Hora do Planeta .

Às 20h30 milhões de lares, milhares de cidades, bairros e ruas, centenas de escolas, empresas e dezenas de monumentos em todos os continentes apagarão suas luzes.

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo ultrapassarão barreiras sociais, de raça, religião, cultura e geografia para se unirem num momento único de contemplação do planeta e celebração do seu compromisso para protegê-lo.

A mobilização, coordenada mundialmente pela Rede WWF - World Wildlife Found, tem como objetivo a reflexão sobre o aquecimento global e os problemas ambientais que a humanidade atualmente enfrenta.

Apagar a luz por sessenta minutos é sinalizar que queremos dar nossa contribuição para a solução desses problemas, combatendo o desmatamento e aderindo a sustentabilidade.

A equipe do Núcleo de Astronomia do IFCE, Campus Juazeiro do Norte com a colaboração daFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP , convoca a população juazeirense a comprometer-se com a Terra... A celebrar no dia 31 de março de 2012, aos pés da estátua do Padre Cícero, a Hora do Planeta!

Mais uma vez, em adesão ao movimento mundial em prol da conscientização da necessidade de mudanças que reduzam o aquecimento do planeta , o Padre Giuseppe Venturelle, administrador do Horto, irá apagar as luzes que iluminam a Estátua do Padre Cícero na noite do evento.

A partir das 19h00 e durante o apagar das luzes (às 20h30), centenas de pessoas no Horto, preocupadas com o futuro da Terra, compartilharão sob o céu estrelado outro momento único: um olhar para mundos distantes.

Telescópios estarão a disposição da população para mostrarem as crateras e montanhas da nossa Lua, as nuvens e principais luas do gigantesco planeta Júpiter, as fases de Vênus, as calotas polares de Marte e os fabulosos anéis do planeta Saturno.

Também viajaremos por paisagens cósmicas, conheceremos belas galáxias e nebulosas, e exploraremos o Sistema Solar através de uma exposição de imagens composta por painéis fotográficos, captadas por gigantescos telescópios e sondas espaciais. Trata-se da exposição mundial "Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang" que foi cedida pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, e que será novamente apresentada no local.

Livros e DVDs com temática astronômica também serão sorteados entre o público presente!

Sábado, dia 31 de março, apague as luzes da sua casa e venha para o Horto!

Participe da Hora do Planeta!

Nenhum comentário: