quinta-feira, 27 de março de 2014

Audiência debate Estação Ecológica da Aiuaba


A área de 11.525 hectares, que compõe a Estação Ecológica, uma das poucas áreas de caatinga preservadas na região Nordeste e no Ceará, sofre degradação padecendo de descaso e invasões. Está sem gerência desde 2012, fato já divulgado pelo Diário do Nordeste em julho do ano passado, após denúncia do Pacto Ambiental dos Sertões de Crateús e Inhamuns (Parisc).
A entidade realiza hoje audiência Pública no Ginásio Esportivo desta cidade, com a presença de gestores da região, ambientalistas, estudantes e representantes de órgãos ambientais a fim de debater o atual quadro e encaminhar soluções.
O local é alvo de constantes invasões por animais de grande porte, prejudicando os trabalhos de pesquisa. Falta também capital humano para a parte administrativa, serviços gerais e técnicos, segundo informou o Pacto. Na ocasião será produzida a "Carta de Aiuaba".
Segundo o Pacto, a Estação foi criada há 13 anos e atualmente é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da unidade é a preservação da fauna e da flora e a criação de um espaço adequado de pesquisas sobre a caatinga e a vida dos animais. Implantada em 1980, pelo então Ministério do Interior, a Estação Ecológica de Aiuaba somente foi criada em 2001. A sua área de entorno não é regularizada e isso praticamente inviabiliza a captação de recursos para investir em projetos de conservação.
Identificação
Na Estação, já foram identificadas, aproximadamente, 360 espécies vegetais, ocorrendo com frequência, dentre outras, a aroeira e o angico. Os aspectos mais relevantes da fauna é a presença considerável de primatas, dentre os quais se destacam o sagui e o macaco prego.
"O atual estado da Estação Ecológica é preocupante, está praticamente em abandono. Mais de 400m de cerca foram roubadas. Os caçadores desafiam as leis ambientais matando aves e animais silvestres no local, além da derrubada de árvores nativas centenárias dentro do território da reserva. Isso não pode continuar, tem que ter um basta e o local tem que ser protegido e preservado", destaca Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto.
A expectativa dos organizadores é que um grande público participe do evento, cuja programação iniciará às 9 horas da manhã. Além da Estação de Aiuaba, estão também na pauta dos debates a situação de insegurança vivida na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), em Crateús.

A gerência da Reserva fará parte dos debates e exporá a problemática enfrentada no local, que ultimamente tem sofrido invasões de caçadores, ameaçando as espécies nativas e até os pesquisadores, que vão ao local em busca de novas espécies e de estudos acadêmicos.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: