quarta-feira, 26 de março de 2014

Municípios ampliam serviços de saúde para urgência e emergência


Menos de um mês após ter sido implantado neste município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já é visto como um dos principais equipamentos de atendimento do setor de saúde à população. Diariamente, o órgão recebe cerca de 20 chamados, que vão desde o socorro às vitimas de acidentes automobilísticos à necessidade de atendimento a pacientes em estado de crise esquizofrênica ou, ainda, gestantes em trabalho de parto.
Na região do Cariri, o serviço passou a ser disponibilizado a partir do dia 1º, sábado de carnaval, sendo que a base de atendimento instalada em Juazeiro do Norte também responde pela coordenação das operações do equipamento em toda a região Cariri e Centro-Sul do Estado, englobando, ainda, municípios limítrofes como Iguatu e Tauá, na microrregião do Sertão dos Inhamuns.

Atualmente, 22 ambulâncias continuam estacionadas no pátio da sede do Samu em Juazeiro do Norte, sendo que, deste total, cinco pertencem ao município e já estão em pleno uso. Uma delas, inclusive, funcionando como Unidade de Suporte Avançado em UTI Móvel, sendo composta por um médico, um enfermeiro e um motorista/socorrista. Embora o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Ceará, já tenha autorizado a destinação dos veículos aos municípios contemplados, os equipamentos só poderão ser deslocados após a conclusão das obras de construção das sedes que deverão abrigar o pleno funcionamento do equipamento.

Nenhum comentário: