sábado, 29 de março de 2014

Saúde do Crato intensifica aplicação da Vitamina A nas crianças


O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, continua intensificando o uso e atualização da Vitamina A no cartão de vacinação da criança nas escolas. A Secretaria de Saúde do Crato, através da coordenação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição vem realizando a aplicação da vitamina, bem como, dando informações acerca do uso nas escolas do município.

 Segundo a coordenadora da Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Crato, Nayanne Maia, apesar dos esforços contínuos a equipe pode observar que as crianças cratenses ainda não estão realizando o uso correto da vitamina A.

“O correto é que deveriam usar 8 doses no total e infelizmente estamos analisando que as crianças que já vão completar 5 anos  de idade ainda estão fazendo uso da segunda dose e infelizmente essas crianças não vão conseguir fazer o retroativo das vitaminas”, diz Nayanne Maia.  

A enfermeira Nayanne enfatiza que é preciso mais atenção por parte dos pais, pois o objetivo primordial da Vitamina A é erradicar a deficiência nutricional reduzindo em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna e gravidade das infecções, como a diarréia, sem contar que  mantém a saúde da visão e dos olhos e é de fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.

A Secretaria de Saúde do Crato fará uma busca ativa nas escolas no intuito de intensificar ainda mais o uso da Vitamina A.

O público alvo dessa suplementação é formado de crianças de seis a cinquenta e nove meses de idade e mulheres no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco. A  região Nordeste é considerada área de risco.


A secretária de Saúde do Crato Aline Franca alerta que não se pode esquecer que o uso da Vitamina A é pra ser realizado de 6 em 6 meses. Pais ou responsáveis sempre que for fazer uso dessa vitamina é importante levar o cartão de vacina para fazer registro da administração.

Nenhum comentário: