domingo, 30 de março de 2014

Brejo Santo recebe ação de cidadania

A segunda edição da Ação Verdes Mares na região do Cariri, desenvolvida ontem em Brejo Santo, contou com a participação de cerca de 40 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. O evento, realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), levou uma diversidade de serviços gratuitos à população. Os participantes tiveram acesso a exames de avaliação física, nutricional e postural, exames de tipagem sanguínea, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), perimetria abdominal, orientações sobre DSTs e saúde da mulher e, ainda, para a carreira profissional.
As crianças contaram com atividades recreativas. Já os idosos realizaram trabalhos de vivência. Houve apresentações de artistas circenses e de grupos da cultura tradicional da região. O público prestigiou as apresentações da Banda Cabaçal Meninos Maluvidos e dos grupos de Reisado Estrela Guia e São Francisco. O Maneiro Pau São Luiz também agradou os presentes ao evento. Também foram distribuídos picolés, pipocas e crepes gratuitamente à criançada.
Todas as secretarias da administração municipal de Brejo Santo funcionaram na Ação Verdes Mares. A Secretaria de Meio Ambiente realizou distribuição de mudas de plantas. Na tenda erguida pela Pasta da Cultura, houve exposição de peças confeccionadas por artesãos do município. No setor destinado aos profissionais da área social, foram oferecidos serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, manicure e pintura facial. Também foi colocado à disposição uma espécie de balcão de informações, onde beneficiários do Bolsa Família receberam orientações sobre o programa.
Educação
O setor educacional realizou, ontem, dia letivo nas escolas que compõem a rede municipal de ensino. Agricultores que comercializam mercadorias da chamada "agricultura familiar" expuseram os produtos que são utilizados no cardápio da merenda escolar em Brejo Santo. O setor de esportes propiciou demonstrações de karatê e tae-kwon-do, além de roda de capoeira.
Ainda durante a Ação Verdes Mares, foi realizada solenidade, na Câmara de Vereadores, para entrega de 204 títulos de propriedade rural, concedidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).
"Foi um dia de muito trabalho, muita prestação de serviços à comunidade de Brejo Santo e, sobretudo, de muita alegria", disse o prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim.
A Ação Verdes Mares acontecerá bimestralmente na região do Cariri. O próximo município a receber os serviços, em maio, será definido após análises técnicas do Sebrae e da equipe da Verdes Mares.

Nenhum comentário: