terça-feira, 25 de março de 2014

Saiba o que funciona durante o feriado desta terça-feira, 25



O dia 25 de março tornou-se feriado no Ceará desde dezembro de 2011, através de emenda constitucional de autoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), aprovada na Assembleia Legislativa. A data remete ao dia da abolição oficial da escravidão no Ceará, primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Ano passado a Data Magna do Ceará caiu em um domingo. Pela primeira vez, o feriado será comemorado em dia útil. Veja o que funciona nesta terça:

Lojas e comércio ...... As lojas do comércio não funcionam

Supermercados ... abrem normalmente, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). 

Postos de combustíveis......Os postos de combustíveis do Ceará funcionam normalmente, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos).

Agências bancárias...........As agências bancárias em todo o Estado não funcionam, segundo a Associação de Bancos do Estado do Ceará (Abance).

Coelce.....
Trabalha em regime de plantão 24h neste feriado, através do telefone 0800.285.0196. O número funciona 24h. 

Cagece........Trabalha em regime de plantão 24h, pelo telefone 0800.275.0195. 

Correios..........Agências estarão fechadas em todo o Ceará.

Hemoce ..............
Não haverá atendimento no Hemoce

Metro do cariri.............O  metrô do Cariri não circula neste feriado, devido à pouca demanda com o fechamento de parte do comércio. A linha retorna ao horário de funcionamento normal na quarta-feira, 26.

Dragão do Mar e o abolicionismo.......A abolição da escravidão no Ceará aconteceu no dia 25 de março de 1884. Mesmo não tendo sido decisivo, o movimento abolicionista cearense contribuiu para a libertação. Um dos membros do movimento abolicionista foi Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar por ter se recusado a transportar para os navios negreiros os escravos vendidos para o sul do País.


Nenhum comentário: