domingo, 30 de março de 2014

Alfredo Miranda: Secult divulga nota de pesar e destaca importância do artista para Viçosa e o Ceará



A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Miranda, mestre no toque do pife e referência para o município de Viçosa do Ceará e para todo o Estado. A Secult presta sua homenagem a Alfredo Carneiro de Miranda, que se despediu aos 98 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória registrada na madrugada de sábado, 29/3, e destaca a importância de sua obra musical e de seu trabalho admirado especialmente por todos que vivem em Viçosa do Ceará ou visitam a cidade serrana, de grandes contribuições para a história e a cultura do Ceará.

A visita à Casa dos Licores, para ouvir seu Alfredo tocar o pife e dividir alguns dedos de prosa, há décadas se tornou um dos momentos mais ricos e significativos para quem vai a Viçosa. Entre licores dos mais diversos, biscoitos, sequilhos e cachaças artesanais guardadas de acordo com o ano de fabricação, o casarão dos Mapurunga e Miranda sempre esteve de portas abertas para receber os visitantes com muita alegria e muita música. Momentos que seguirão na memória de tantos quantos visitaram seu Alfredo e se impressionaram com sua sabedoria carregada de simpatia, com o toque do pife unindo destreza e intuição.

Uma musicalidade nata e singular, felizmente registrada, por iniciativa do professor e pesquisador Gilmar de Carvalho e de outros mestres da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará, integrantes do Laboratório de Estudos da Oralidade, no CD "Alfredo Miranda ao Pife", com 22 temas, lançado em 2005 no Museu do Ceará. Através desse álbum, os baiões, xotes, polcas, choros e mazurcas que seu Alfredo esculpiu no tempo, desde os quatro anos de idade, passando pela sonorização dos filmes no Theatro Pedro II e das festas no Círculo Operário, poderão seguir arregimentando novos admiradores.

Uma herança musical que se soma a um amplo leque de referências legadas por Viçosa ao Ceará e ao Brasil: da Banda Democrata, do maestro Zé Pedro, à Marreta do carioca Raimundo Juvêncio, das canções na voz suave de Humberto Pinho à guitarra e aos temas instrumentais de Cristiano Pinho, dos arranjos e formações do maestro Poty Fontenele ao canto de Inês e Marina Mapurunga, entre outros importantes artistas egressos da cena musical da cidade que também recebe anualmente o Festival Música na Ibiapaba, reforçando sua vocação para a formação artística e cultural.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará presta homenagem a seu Alfredo Miranda e se solidariza com seus familiares e conterrâneos, destacando a importância da vida e da obra de Seu Alfredo para um Ceará melhor.

Paulo Mamede
Secretário da Cultura 

2 comentários:

Unknown disse...

A família agradece. Veja links:

http://www.casadoslicores.com.br/alfpifecomunica.htm


http://www.veronicammiranda.com.br/apresent.htm

Unknown disse...

A família agradece. Veja links:

http://www.casadoslicores.com.br/alfpifecomunica.htm


http://www.veronicammiranda.com.br/apresent.htm