A experiência das associações de catadores de lixo na Região do Cariri (CE) foi destaque durante o X Recicle Cempre, seminário anual sobre gestão de resíduos sólidos realizado pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), realizado nesta cidade durante essa semana. Palestrantes e convidados conheceram a iniciativa que se iniciou em Nova Olinda, no Ceará, e hoje já se instalou de forma organizada para a reciclagem dos resíduos sólidos em cinco cidades da Região.
O evento aconteceu paralelamente à XV Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, de 11 a 13/11, no Expo Center Norte, em São Paulo, representando uma mostra atualizada de opções na área ambiental e possibilitando o contato com os mais importantes especialistas e empresários atuantes no Brasil.
Além de Nova Olinda, as associações dos catadores já estão presentes em Crato, Santana do Cariri e Brejo Santo. Ao todo, são mais de dois mil catadores que passaram a tirar o sustento da reciclagem de materiais que antes eram destinados aos lixões, com uma renda mensal que chega até R$ 1 mil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário