quarta-feira, 29 de abril de 2015

Casa do Cidadão emitindo regularmente carteiras de identidade em Crato


A Casa do Cidadão vem atendendo normalmente a população do Crato com variados serviços no horário de 6h30min às 16h30min. A informação é de Lucivânia Romualdo coordenadora da Casa do Cidadão equipamento mantido pela prefeitura municipal.

Toda a semana o atendimento é feito de segunda à quinta-feira, ficando a sexta-feira para o atendimento exclusivo às escolas da sede e dos distritos. É feito também atendimentos em domicílio e nos hospitais para aquelas pessoas com algum problema de saúde.

A emissão de carteiras de identidade é o principal serviço da Casa do Cidadão. Para quem for menor de 18 anos, deve ir à Casa do Cidadão acompanhado dos pais ou responsável.

O atendimento ao publico se dá apenas pela parte da manhã, ficando as tardes para o trabalho da perícia do Governo do Estado que confere todas as identidades e outros procedimentos.

Na Casa  do Cidadão funciona a Ouvidoria do Município, onde a população pode fazer reclamações acerca das falhas no serviço público e o NUCOJ que funciona com um grupo de advogados para resolver pequenas causas.

Todo o atendimento é gratuito.

SERVIÇO

Telefone: (88) 3521.7082

terça-feira, 28 de abril de 2015

Clima esquenta nos bastidores da política cratense . Gaúcho não se une a Samuel Araripe

Texto do blogueiro Moisés Rolim, sobre a conjuntura política do Crato:

O Crato caminha para duas futuras candidaturas de oposição .De um lado Etiene Trezzi " O Gaúcho " do outro o ex-prefeito Samuel Araripe.
É inegável a luta nos bastidores que está sendo travada entre os grupos liderados por cada um.Gaúcho foi a Fortaleza semana passada e se reuniu com diversas forças políticas do estado do Ceará.O empresário nega que teria sentado à mesa com o ex-prefeito cratense Samuel Araripe, para Gaúcho Samuel tem sua linha de pensamento e ele a dele.Pessoas ligadas ao empresário afirma que Samuel montará seu grupo para as eleições do ano que vem e tentará enfraquecer o grupo liderado por Etiene.
Acredita - se que Samuel Araripe tem sim a intenção de se lançar novamente para tentar derrubar a administração Ronaldo Gomes de Matos e voltar ao poder.Segundo fontes, se isso depender do empresário Etiene Trezzi isso não acontecerá.Etiene depois de tirar o poderio de Florisval Coriolano do PSD, agora irá em busca do diálogo  com os representantes de  partidos que um dia já  ajudaram Samuel Araripe em outras eleições.
Do outro lado da moeda
Já o grupo do ex - prefeito Samuel Araripe através do advogado Davi Araripe afirma que Samuel não tem pretensões, mas que Samuel e o seu grupo apoiará uma oposição definida ao prefeito Ronaldo Gomes de Matos.
Para Davi, Samuel já deu sua contribuição para o desenvolvimento do Crato e agora é a hora de sentar e unir forças para tirar o Crato do marasmo em que se encontra.
Samuel ainda não se pronunciou abertamente sobre sua postura política para o ano que vem.Samuel está filiado ao PHS e Davi que pode ser uma alternativa está filiado ao PSDB.

Vereadores de Barbalha se explicando...........

Coluna do Donizete Arruda, no JC de hoje:

Explicando as funções fantasmas

Muito grande a repercussão da notícia sobre os três vereadores da base do prefeito Zé
Leite, acumulando e recebendo por dois cargos públicos. Claro que a atitude seria normal,
caso eles atuassem nas duas funções. Mas, como a realidade é diferente, dois dos
três edis citados por esta coluna foram às rádios para explicar a situação. É bom lembrar
que os parlamentares não devem explicação a este colunista nem, tampouco, ao Jornal
do Cariri. Eles devem explicação à população de Barbalha, que os elegeu e tem exigido
respeito com o que é público. Na Câmara, os vereadores de oposição continuam cobrando
um pronunciamento do prefeito Zé Leite sobre o caso.

Vereadores abrem corações

Acusados de receber sem trabalhar no município de Barbalha, os vereadores foram
surpreendentes e falaram. Vale salientar a coragem de Dorivan Amaro. Assumiu o erro e
disse que vai devolver o valor recebido indevidamente. É assim que político que quer o
respeito do povo faz. Bem diferente do vereador Odair. Ao rebater a acusação, declarou
que continuará com as duas funções, pois a lei não o impede. Segundo Odair, ele tem
atuado como agente de endemias e não se afastará porque não existe outro que faça
o que ele faz. A declaração de que é insubstituível causou mal estar até no prefeito Zé
Leite. Já o presidente da Câmara barbalhense, Daniel Cordeiro, blefou: ameaçou deixar a
presidência da Casa, caso tenha que escolher entre o cargo e a sala de aula. E reclamou
do pouco tempo para atuar nas duas frentes.

PT e PR com força total em Araripe

Texto de Madson Vagner:

Parece que PT e PR estão decididos a eleger o próximo prefeito de Araripe. O nome do odontologo Giovane Guedes é defendido com fervor pelas siglas em nível regional. À frente da articulação estão Roberto Pessoa, pelo PR, e o deputado federal José Airton, pelo lado petista. Para a próxima semana, foi articulada a ida dos vereadores juazeirenses Tarso Magno (PR) e Cláudio Luz (PT). Os dois prometem fazer discursos contundentes.

Por outro lado, a campanha estimula a disputa interna no PT. José Airton à frente da articulação petista em Araripe, tenta resgatar espaços perdidos para o deputado José Guimarães. A assessoria de Guimarães deve marcar a ida do deputado ao Município. É bom lembrar que Giovane veio para o PT por intermédio de Guimarães.

Os dois prefeitos de Araripe


Ganha corpo o comentário sobre a atuação de dois prefeitos em Araripe. Um que administra e outro que faz de conta. Depois que Damião de Senhor passou para o lado do prefeito afastado Humberto Germano, não pisou mais na Prefeitura. Segundo informações, Germano tem tomado todas as decisões.

Pessoas próximas de Germano comentam, nos bastidores, que a decisão é para deixar Damião livre para a campanha. Ou seja, Araripe teria um prefeito de fato e outro de direito. O problema é que Germano já foi afastado por abuso de poder econômico, usando a máquina pública.


Então a dúvida é: quem garante que ele não vai cometer o mesmo crime eleitoral? Resta saber se a justiça eleitoral sabe do troca-troca; e mais, se vai permitir. Vamos aguardar!

Prefeito de Farias Brito não atende convocação do MP

O Ministério Público do Estado (MPCE) marcou audiência contra o Município de Farias Brito para o último dia 22, quarta-feira. O MP investiga denúncia de escravidão contra funcionários concursados da Educação. A denúncia é que oito motoristas do transporte escolar estariam trabalhando mais de 16 horas por dia.


Na cidade, a dúvida era se o prefeito Vandevelder Francelino compareceria ou enviaria representante à audiência. A expectativa se confirmou e o prefeito não compareceu a audiência. O MP deve se pronunciar em breve.

Bate boca na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte

O debate sobre a política de Ambiental em Juazeiro do Norte é feito desde que o prefeito Raimundo Macedo assumiu. O auge da polêmica aconteceu com a autorização das obras dentro do Parque das Timbaúbas.

Na sessão da Câmara do último dia 23, quinta-feira, o embate teve novo confronto. O encontro entre o superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), Eraldo Oliveira, e o vereador Cláudio Luz (PT), ganhou ares de troca de insultos e acusações.

Convocado pelo vereador Tarso Magno (PR), para explicar a liberação de licenças ambientais questionadas nos últimos meses, Eraldo usou a tribuna e explicou casos relacionados ao conjunto residencial do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, localizado entre o Parque São Geraldo, Limoeiro e Betolândia.

Durante a explanação, o superintendente foi aparteado pelo vereador Cláudio Luz, que fez duras críticas à política ambiental implementada por Juazeiro. Cláudio citou casos como as construções no interior do Parque das Timbaúbas e o aterro por traz do Sebrae, segundo o vereador, autorizados pela Amaju. Cláudio questionou a maioria das licenças emitidas pela autarquia e qualificou a política como agressiva ao meio ambiente.

Eraldo respondeu que o vereador estava equivocado e que a política vinha errada desde gestões passadas. “Agora a equipe da Amaju está tentando corrigir distorções que são históricas”, disse Eraldo, ressaltando que a política não interfere nas decisões do órgão. Na avaliação de Eraldo, jamais um órgão teve tanta liberdade quanto agora.

O superintendente qualificou o vereador como “ambientalista de araque”. “Não conheço o senhor nas discussões ambientais do Cariri. Na verdade, o senhor está se aproveitando de um momento para atirar pedras e obter vantagens políticas. Mas, lembre-se: hoje você é pedra; amanhã pode ser vidraça”, disse Eraldo.


Durante o bate boca, superintendente sugeriu um debate público sobre o tema para esclarecer a sociedade. Ao final, o vereador Cláudio Luz pediu que o debate fosse realizado no campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com a presença de órgãos de fiscalização como o Ministério Público.

MP de olho no lixão de Juazeiro do Norte

O Ministério Público do Estado anunciou que deve notificar a Prefeitura e outros órgãos ambientais, até o próximo dia 15 de maio. A promotora Efigênia Cruz quer verificar a situação de catadores e a forma como é tratado os resíduos depositados no Lixão da cidade.

A ideia é minimizar a poluição ambiental e o incomodo aos moradores de áreas próximas. O lixão está localizado as margens da CE 060 que liga Juazeiro a Caririaçu. A administração de Juazeiro, espera a construção do Aterro Sanitário.

O novo Aterro atenderá aos nove municípios da Região Metropolitana do Cariri e será administrado em sistema de consórcio

Bancada da Jaula: os interesses e doações milionárias por trás da redução

Durante a sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (31), um dos 43 parlamentares responsáveis pela aprovação da admissibilidade da PEC 171/1993, que prevê a redução da maioridade penal para 16 anos, se revoltou contra a expressão Bancada da Bala. A denominação se refere ao conjunto de políticos ligados à indústria de armas, ex-policiais e militares de modo geral. O grupo capitaneia diversas propostas que representam um retrocesso na política de segurança pública do Brasil.

Além do encarceramento em unidades penitenciárias de adultos para adolescentes a partir dos 16 anos de idade, a Bancada da Bala se movimenta para desmontar o Estatuto do Desarmamento através de 41 projetos, dentre os quais um deles determina a revogação total do Estatuto.

Em uma fala durante a sessão que fez avançar as perspectivas de redução da maioridade penal, o parlamentar disse se sentir ofendido e considerou o termo pejorativo. Sugeriu, então, que o grupo passasse a ser identificado como Bancada da Vida, por defender “os cidadãos de bem”, segundo o próprio.

A expressão Bancada da Bala também é adaptada para outros contextos, como, por exemplo, a Bancada Ruralista, dos representantes de corporações do agronegócio. Assim como há a Bancada da Bola, composta por parlamentares ligados ao futebol.

O fato é que uma investigação simples sobre o financiamento da campanha dos parlamentares a favor da redução apontam uma nova – e mórbida – realidade: o surgimento da Bancada da Jaula.
Bancada da Jaula
O deputado federal Silas Câmara (PSD-AM) é o caso mais escancarado dos interesses econômicos que permeiam a discussão sobre a redução da maioridade penal. Nas eleições de 2014, ele recebeu R$ 200 mil de uma empresa chamada Umanizzare Gestão Prisional e Serviços Ltda. para sua campanha eleitoral. A Umanizzare é uma empresa que gere presídios privatizados.

Os presídios privatizados são um fenômeno recente no Brasil. De acordo com Robson Sávio, coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC-Minas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o modelo pode caracterizar um aumento das prisões. Ele é um dos entrevistados do documentário sobre o assunto produzido pela Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

Também nas eleições de 2014, a Umanizzare escolheu outras duas candidatas para fazer doações. A esposa de Silas, Antônia Lúcia Câmara (PSC-AC), recebeu R$ 400 mil, e a filha do casal, Gabriela Ramos Câmara (PTC-AC), outros R$ 150 mil. Ao todo, a empresa de gestão prisional doou R$ 750 mil para as campanhas eleitorais da família Câmara. A conta, é claro, tem que fechar: só no Amazonas, estado do deputado Silas Câmara, a Umanizzare é responsável por seis unidades prisionais. No Tocantins, a empresa administra outras duas unidades.

Silas Câmara é um dos 17 congressistas apontados pela Organização Não Governamental (ONG) Transparência Brasil que poderia ter sido barrado nas eleições de 2014 por conta da Lei da Ficha Limpa. Ele e sua mulher, Antônia Lúcia Câmara, foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) por abuso de poder econômico nas eleições de 2010 e declarados inelegíveis por três anos. Único eleito pela família, Silas conquistou o direito de assumir o mandato na Justiça.

Silas é um dos 43 parlamentares responsáveis pela aprovação da admissibilidade da PEC 171/1993. Ele esteve presente na sessão, votou pela redução da maioridade penal e comemorou o resultado com aplausos e gritos, bem como as mais de quatro dezenas de congressistas que fizeram o mesmo voto. Mais que ideológico, a comemoração de Silas tinha um viés financeiro: com a redução da maioridade penal, o aumento da população carcerária é uma consequência automática. Para a empresa Umanizzare, financiadora do parlamentar, quanto mais presos, mais lucro.

Além da Umanizzare, Silas Câmara recebeu R$ 210 mil da empresa Fiel Vigilância Ltda. e outros R$ 190 mil da Total Vigilância Ltda. As duas empresas trabalham com serviços de escolta armada e vigilância ostensiva. Silas não é o único dos votantes pela redução da maioridade penal que tem como financiador uma empresa de segurança. Além dele, os parlamentares Bruno Covas (PSDB-SP), o pastor evangélico João Campos (PSDB-GO) e Felipe Maia (DEM-RN) também receberam montantes elevados de empresas do setor.

Como se não bastassem os mandatos comprometidos com as empresas que lucram com o aprofundamento do Estado penal e repressor, dos 43 deputados responsáveis pela aprovação da PEC da Redução, 25 têm problemas na justiça e estão envolvidos em algum processo criminal.

O pastor João Campos é um deles. Além de processado por embolsar o salário dos funcionários, recentemente, emitiu uma nota oficial de repúdio ao beijo lésbico, protagonizado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em uma novela da Rede Globo. A intolerância é a essência do mandato de Campos. Bruno Covas e Felipe Maia também estão na lista dos envolvidos em processos criminais.

As eleições de 2014 formaram o que o diretor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) chamou de o Congresso “mais conservador no período pós-1964”. A redução da maioridade penal assusta, mas não surpreende. Não com os parlamentares eleitos para a atual legislatura. 

Prefeitura do Crato trabalhando pelas comunidades rurais


Na última terça-feira, 21, as comunidades do Campo Alegre e das Guaribas receberam a visita do prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.

Na ocasião, foi realizado o levantamento para reformar a  passagem molhada entre as comunidades, na qual será construída uma ponte, com estrutura adequada,  reestruturação da iluminação, e extensão do sistema de abastecimento de água.

A visita contou também  com a presença do Secretário Adjunto de Obras Públicas do nosso município, Emerson Henrique, da presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec) Janaina Fernandes e de lideranças e a população das comunidades atendidas.


Com fiscalização e atenção especial, o CAE garante merenda de qualidade em Crato



A Secretaria de Educação e o Conselho de Alimentação Escolar do Crato tem empreendido um grande esforço para manter uma alimentação escolar de qualidade no município, garantindo boa saúde aos alunos para um ótimo desempenho no aprendizado. Para garantir a qualidade na merenda dos mais de 19 mil alunos matriculados no município do Crato, a Prefeitura investe na qualidade dos alimentos oferecidos através do acompanhamento da equipe do Conselho de Alimentação Escolar do município.

A qualidade da alimentação é garantida num cardápio variado preparado por três nutricionistas da Secretaria de Educação. O equilíbrio nutricional é o fator principal para garantir qualidade de vida aos alunos. Um diferencial na merenda escolar do Crato é a priorização da compra do alimento produzido na agricultura familiar. Assim, além da valorização da produção local, os estudantes recebem um alimento mais natural.

A equipe do CAE composta pelos membros, Francimar Pinto, Cicera Galdino, Aldenir Batista, Maria do Socorro, Francilene Souza e com participação da Técnica do PNAE municipal a Nutricionista, Josana Barbosa Peixoto vem realizando análises dos laudos em amostras para a aquisição da alimentação escolar destinados aos educandos da rede municipal.

De acordo com Maria Francilene de Sousa, coordenadora da equipe de fiscalização do conselho de alimentação escolar, o CAE tem a atribuição de verificar a aquisição, distribuição, qualidade e conservação de produtos, condições de preparo, oferta e aceitabilidade da merenda oferecida.

Francilene destaca a atuação do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos na gestão da merenda escolar. “A proposta do prefeito Ronaldo é garantir uma alimentação de qualidade todo dia. O programa de alimentação escolar tem o objetivo de atender as necessidades nutricionais dos alunos, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes” justifica.


Plano municipal das ações intersetoriais do PETI começa a ser elaborado em Crato



Uma reunião realizada na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) do Crato coordenada pela secretária adjunta da SMTDS, Ana Lúcia Gomes, discutiu a elaboração e execução do Plano Municipal das Ações Intersetoriais do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Os eixos temáticos do plano envolvem:  Informação e Mobilização (trabalho relacionado à sensibilização da população, empresas e instituição no tocante a problemática do trabalho infantil); Identificação (Realização de diagnósticos e levantamentos de situações de trabalho infantil no município); Proteção Social (articulação da Rede, estabelecimento de diálogos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Mais Educação, e demais programas que envolvem a criança e o adolescente); e Defesa e Responsabilidade (intervenção do Sistema de Garantia de Direitos).

As ações serão desenvolvidas em parceria com o Ministério Público do Trabalho, através do procurador Dr. Antônio de Oliveira Lima. No próximo dia 4 de maio, mais uma reunião será realizada para que sejam construídas as estratégias do plano. 


Dados

De 2012 para 2013, houve queda de 15% no número de crianças de 5 a 13 anos que estavam em situação de trabalho infantil. Ao todo, são 486 mil crianças nessa faixa etária em 2013, a menor taxa da história do País. A maior parte dessas crianças (96,4%) está na escola e trabalha na atividade agrícola (63,8%).  Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou queda de 12,3% no número de trabalhadores de 5 a 17 anos de idade, entre 2012 e 2013. Isso significa menos 438 mil crianças e jovens trabalhando. Em termos percentuais, a maior queda ocorreu entre pessoas de 5 a 9 anos de idade, faixa etária da qual 24 mil crianças deixaram de trabalhar. A maior redução de contingente, contudo, ocorreu no grupo de 14 a 17 anos, cerca de 360 mil pessoas, sendo 225 mil delas nas regiões Nordeste e Sudeste.

Fonte: Portal Brasil


Demutran informa a população sobre interdições e ruas liberadas em Crato



O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa à sociedade cratense, que a Avenida José Alves de Figueiredo está liberada para o trânsito de veículos, no lado direito da avenida, para quem trafega no sentido Centro da cidade para o bairro Pimenta, e que os veículos de grande porte devem trafegar por ela, já que na rua Dr. João Pessoa é proibido o tráfego de veículos pesados.

Uma interdição que ainda vai continuar por uns 20 dias fica nos cruzamentos das avenidas Maildes de Siqueira com a Duque de Caxias (no cruzamento do INSS), pois a avenida Maildes de Siqueira passa por uma obra de reparo em um bueiro nas proximidades do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

Os condutores que trafegam pela Rua Duque de Caxias sentido bairro do Pimenta devem seguir pela Rua Dr. João Pessoa ou pela Avenida José Alves de Figueiredo. Já para quem trafega pela Rua Carolino Sucupira em direção a Juazeiro do Norte, devem entrar na Rua Leandro Bezerra em frente ao Corpo de Bombeiros, e entrar na Avenida Duque de Caxias.

O Demutran ainda mantém uma equipe de agentes de trânsito nos principais cruzamentos nos horários considerados de pico, e que a população deve respeitar os bloqueios com cones e cavaletes, e principalmente, respeitar as ordens do agentes de trânsito. Esses bloqueios e interdições deverão continuar até a resolução dos problemas nas vias. 


Demutran informa a população sobre interdições e ruas liberadas em Crato



O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa à sociedade cratense, que a Avenida José Alves de Figueiredo está liberada para o trânsito de veículos, no lado direito da avenida, para quem trafega no sentido Centro da cidade para o bairro Pimenta, e que os veículos de grande porte devem trafegar por ela, já que na rua Dr. João Pessoa é proibido o tráfego de veículos pesados.

Uma interdição que ainda vai continuar por uns 20 dias fica nos cruzamentos das avenidas Maildes de Siqueira com a Duque de Caxias (no cruzamento do INSS), pois a avenida Maildes de Siqueira passa por uma obra de reparo em um bueiro nas proximidades do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

Os condutores que trafegam pela Rua Duque de Caxias sentido bairro do Pimenta devem seguir pela Rua Dr. João Pessoa ou pela Avenida José Alves de Figueiredo. Já para quem trafega pela Rua Carolino Sucupira em direção a Juazeiro do Norte, devem entrar na Rua Leandro Bezerra em frente ao Corpo de Bombeiros, e entrar na Avenida Duque de Caxias.

O Demutran ainda mantém uma equipe de agentes de trânsito nos principais cruzamentos nos horários considerados de pico, e que a população deve respeitar os bloqueios com cones e cavaletes, e principalmente, respeitar as ordens do agentes de trânsito. Esses bloqueios e interdições deverão continuar até a resolução dos problemas nas vias. 


Demutran informa a população sobre interdições e ruas liberadas em Crato



O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa à sociedade cratense, que a Avenida José Alves de Figueiredo está liberada para o trânsito de veículos, no lado direito da avenida, para quem trafega no sentido Centro da cidade para o bairro Pimenta, e que os veículos de grande porte devem trafegar por ela, já que na rua Dr. João Pessoa é proibido o tráfego de veículos pesados.

Uma interdição que ainda vai continuar por uns 20 dias fica nos cruzamentos das avenidas Maildes de Siqueira com a Duque de Caxias (no cruzamento do INSS), pois a avenida Maildes de Siqueira passa por uma obra de reparo em um bueiro nas proximidades do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante.

Os condutores que trafegam pela Rua Duque de Caxias sentido bairro do Pimenta devem seguir pela Rua Dr. João Pessoa ou pela Avenida José Alves de Figueiredo. Já para quem trafega pela Rua Carolino Sucupira em direção a Juazeiro do Norte, devem entrar na Rua Leandro Bezerra em frente ao Corpo de Bombeiros, e entrar na Avenida Duque de Caxias.

O Demutran ainda mantém uma equipe de agentes de trânsito nos principais cruzamentos nos horários considerados de pico, e que a população deve respeitar os bloqueios com cones e cavaletes, e principalmente, respeitar as ordens do agentes de trânsito. Esses bloqueios e interdições deverão continuar até a resolução dos problemas nas vias. 


Direitos da Criança e do adolescente são discutidos do Sest Senat Crato

DEU NA IMPRENSA

A V Conferência Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Crato foi tema de uma matéria publicada recentemente no jornal do SEST/SENAT, que destacou a importância do evento e a participação da sociedade.
Leia a matéria

Direitos da Criança e do adolescente são discutidos do Sest Senat Crato


O Sest Senat Crato,  em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou a V Conferência Municipal do Direito da Criança e do Adolescente. Durante o encontro foram promovidas palestras e oficinas relacionadas à Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da criança e do adolescente, o fortalecimento dos conselhos, a articulação intersetorial e a organização dos Centros de Internação dos Adolescentes. Participaram do encontro representantes de órgãos públicos, de ONG’s e da Unesco.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Crato: manifestação contra terceizações na quinta-feira, 30 de abril

A informação é do sindicalista Roberto Oliveira.

Na próxima quinta-feira, 30, em Crato, vai acontecer uma ampla manifestação contra o  projeto de terceirizações do trabalho no Brasil.

O projeto, inclusive, já foi aprovado pelos deputados federais e agora vai para votação no Senado Federal.

Os sindicalistas, pelo menos parte deles, questiona a lei e acredita que se aprovado o projeto vai precarizar as relações de trabalho e tirar direitos dos trabalhadores.

"Estão tentando votar essa lei desde 2004 e agora conseguiram. Mas o movimento sindical  de luta está contra essa lei e vamos às ruas fazer essa revindicação", afirmou Roberto Oliveira, da Executiva do Sindicato Apeoc e da CUT Cariri.

A manifestação terá a participação do sindicato dos servidores municipais do Crato que na quinta-feira, 30, entrega ao prefeito Ronaldo Mattos  a pauta da campanha salarial 2015.

Os manifestantes organizados pela Apeoc farão uma concentração na parte da manhã, por volta das 8 horas, na Praça Siqueira Campos.


URCA realiza hoje último debate para Consulta Acadêmica ao cargo de Reitor, que acontece na próxima quarta-feira, 29



A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, nesta segunda-feira, 27, o último debate entre os candidatos aos Cargos de Reitor e Vice-Reitor da Instituição. O evento acontece a partir das 19 horas com a discussão de novas propostas para os próximos quatro anos de administração da URCA, que atualmente conta com mais de 10 mil alunos. Os debates têm contado com a organização da Comissão Especial, que faz todo o acompanhamento dos trabalhos. Na ocasião, alunos, funcionários e professores têm a oportunidade de participarem com perguntas direcionadas aos candidatos.

Os debates foram iniciados nas Unidades Descentralizadas de Missão Velha, Iguatu e Campos Sales, e depois nos campi do Pirajá e Crajubar, em Juazeiro do Norte; São Miguel, com encerramento no Campus do Pimenta, em Crato, na noite de hoje, à rua Carolino Sucupira, no Ginásio Poliesportivo da Universidade.

No próximo dia 29, será realizada consulta universitária, para escolha entre os candidatos, Zuleide Queiroz e Glauberto Quirino, da Chapa 1, com slogan de campanha Autonomia e Respeito, e Patrício Melo, atual Vice-Reitor da URCA, e Francisco do Ó de Lima Júnior, da Chapa 2, Consolidando Conquistas e Construindo o Futuro.

A URCA, nos últimos quatro anos, vem tendo a administração da Professora Otonite Cortez, que no próximo mês de julho, sairá do cargo, após nomeação do novo Reitor, pelo Governo do Estado, Camilo Santana, com posse a ser realizada por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará.

A campanha para Reitor da URCA foi iniciada, conforme Resolução que regulamenta o processo, em 30 de março passado e será encerrada hoje, com o debate entre os candidatos no campus que congrega a maior parte dos alunos da Instituição de Ensino Superior.

Veja os horários e locais para votação nos campi da URCA e Unidades Descentralizadas, conforme Ordem de Serviço da Comissão Especial à frente do processo de Consulta Universitária:


Unidade Descentralizada de MISSÃO VELHA: De 18:00 às 21:00 horas;
Unidade Descentralizada de IGUATU: De 8:00 às 21:00 horas;
Unidade Descentralizada de CAMPOS SALES: De 18:00 às 21:00 horas;
CAMPUS DO CRAJUBAR: De 8:00 às 21:00 horas;
CAMPUS DO PIRAJÁ: De 8:00 às 17:00 horas;
CAMPUS DO SÃO MIGUEL: De 13:00 às 21:00 horas;
CAMPUS DO PIMENTA: De 8:00 às 21:00 horas;

PT do Crato não aprova moçao de repúdio contra Ronaldo

O encontro do PT do Crato no final de semana não foi a calmaria que vemos a olho nu.

O vereador Amadeu de Freitas e o pré-candidato do grupo de amadeu à prefeitura de Crato, Marcos Cunha, apresentaram uma moção de repúdio à possível ida do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos ao PT.

 A defesa foi feita por Marcos Cunha, que jogou pesado contra a ida de Ronaldo ao ninho petista, já que se isso se concretizar Marcos Cunha perderia de vez a chance de ser candidato do PT nas eleições municipais de 2016.

O resultado não foi nada bom para Amadeu e Cunha. O diretório votou por 18 a 14 e não aprovou a moção.

Grupo de deputado Guimarães, votou contra a moção e  se consolida. Tem mesmo maioria no PT cratense.

Já Marcos Cunha está em rota de colisão com Guimarães, o verdadeiro responsável pelo retorno de Marcos Cunha ao PT.



Até o final de abril para prestar contas

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará lembra aos partidos políticos que, no próximo dia 30 de abril, encerra-se o prazo para a entrega das prestações de contas anuais, relativas a 2014. Faltando sete dias para o fim do prazo, a Secretaria Judiciária do TRE registrou apenas a distribuição dos processos do Partido Verde (PV) e do Solidariedade (SD), relativos aos seus diretórios estaduais.
As prestações de contas devem ser apresentadas na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no caso dos órgãos partidários estaduais, ou, nas zonas eleitorais, em relação às contas de órgãos partidários municipais. Ressalta-se ainda a obrigatoriedade da constituição de advogado legalmente habilitado para atuar nos processos de prestação de contas anuais, em atenção ao previsto na Resolução TRE-CE n.º 549, de 19 de maio de 2014, sob pena de serem consideradas contas não prestadas.
De acordo com o art. 28 da Resolução TSE n.º 23.432, os partidos políticos, em qualquer das esferas de direção e desde que tenham tido vigência no ano de 2014, encontram-se obrigados a apresentar a sua prestação de contas anual à Justiça Eleitoral deste ano, sendo que aqueles que não apresentarem as contas poderão ter o repasse de cotas do Fundo Partidário suspenso até que a inadimplência seja cessada, consoante disciplina o art. 47 da mesma resolução e Portaria TSE n.º 148, de 26 de março de 2015.
Com assessoria TRE

Congresso municipal do PT do Crato

O Crato deve ter até 30 de abril, mais 300 novos filiados ao Partido dos Trabalhadores ( PT ). As filiações foi debatida neste sábado ( 25), durante o Congresso Municipal do partido. Além dessa pauta, a militância e a direção do partido discutiu e aprimorou as discussões a nível nacional, que serão levadas, inicialmente, ao Congresso Estadual, a ser realizado no mês de maio, em Fortaleza; e posteriormente em junho, no V Congresso Nacional do PT, em Salvador (BA). Com essas novas filiações, o partido passa a contar com mais de 1.000 pessoas filiadas, constituindo­-se no maior partido político da Região do Cariri, em número de filiados, por município.

"Vocês estão entrando hoje aqui, não como filiados, mas como militantes do PT. Estão convocados a enfrentar grandes desafios, principalmente a defender o Governo Dilma, que confronta os grandes interesses dos empresários e do capital estrangeiro", disse o líder político Marcos Cunha, que foi candidato a prefeito do Crato, pelo PT, em 2012.


A direção do partido e militantes também discutiram a situação econômica do país, a volta do crescimento econômico, políticas públicas sociais, e principalmente o combate a corrupção e a reaproximação do PT aos movimentos sociais e o financiamento das campanhas eleitorais. São essas as principais propostas que o PT cratense quer levar à discussão estadual e nacional nos próximos dois meses. Estiveram também pressentes no congresso, o presidente do diretório municipal do PT, Pedro Lobo, o vereador Amadeu de Freitas, e os representantes da direção executiva estadual, Ricardo Lima e Geyse Anne da Silva.

fonte: blog Flávio Pinto News

E o PT precisando mudar os rumos

O texto abaixo, do jornalista Roberto Moreira, do Diário do Nordeste, deve ser lido, relido e depois motivo de algumas perguntas que o Diretório Estadual do PT deveria fazer ao senhor Bosco Cigano, um prefeito que além de estar envolvido em uma série de problemas agrediu um professor.
RM tem razão.
Tá na hora do PT cearense, e do Brasil inteiro, começar a ser mais vigilante com a posição de seus filiados.
Leiam o texto:
Caso seja verdade que o prefeito afastado de Baturité, senhor Bosco Cigano(PT), tenha mesmo transformado o Balneário Itamaracá, sede social dos endinheirados da cidade em Motel, cobrando R$ 10 por cada cliente, no período de duas horas, essa pode ter sido, segundo a oposição,  a única obra social feita por ele. Mas “o diabo” é que ele em vez  de botar o dinheiro no caixa da prefeitura, ele estava depositando na sua conta pessoal, segundo a prefeita em exercício Cristiane Braga, também do PT.
Polícia, Ministério Público, TCM e ambientalista estão acompanhando o caso que pega mal para o PT do Ceará.
O PT realmente prescisa rever o comportamento dos seus filiados. O caso de Baturité é emblemático e desgasta o partido.

Ronaldo é mais uma vez absolvido pela justiça

Texto do jornalista Roberto Moreira, do DN:

Uma operação do Ministério Público autorizada pela justiça terminou em nada, por determinação da própria justiça na cidade do Crato.
Promotores, com mandados em mãos e apoiados pela polícia invadiram residências de secretários municipais e levaram pertences, computadores e até dinheiro. Tudo filmado pela TV, repórteres de rádio registrando tudo, um show.
O secretário de Governo do prefeito Ronaldo Gomes de Matos, Rafael Branco, foi à justiça e o juiz mandou liberar tudo que havia sido apreendido. “O juiz me disse que tudo que foi recolhido estava jogado na sala dele, os promotores não olharam nada, sumiram e ele achou tudo estranho. Foi só um show. Até o procurador Igor Pinheiro que comandou tudo sumiu, dizem que pediu férias e vai morar em Portugal “, declarou o secretário de Governo do prefeito. Com a palavra o Ministério Público.

Suspeita de matar filho envenenado no Ceará será indiciada por homicídio

Cristiane Coelho será indiciada nesta segunda-feira (27) pelo homicídio qualificado do filho Lewbo Bezerra, de 9 anos, e a tentativa de homicídio do ex-marido, Francileudo Bezerra. O relatório de 119 páginas foi entregue pelo delegado da Polícia Civil Wilder Brito Sobreira, do 16º Distrito Policial, em Fortaleza, ao Ministério Público do Ceará (MP-CE).
Entre os agravantes do crime estão motivo torpe, com emprego de veneno, com recurso que torna impossível a defesa, além da vítima ser criança e filho de Cristiane.
“Estou indiciando a Cristiane por tentativa de homicídio e homicídio triplamente qualificado. A pena é de mais de 30 anos se ela for condenada”, diz o delegado. No inquérito, o policial pede também que a Justiça decrete a prisão preventiva de Renata Coelho.  “A Cristiane estava no Recife, na casa da mãe. Tivemos a informação de que ela deixou a casa e está com o pai, um policial aposentado. Vamos pedir que a juíza [Cristiane Magalhães Cabral, da 1ª Vara do Júri] decrete a prisão itinerante da Cristiane”, explica. Ele também desindicia – tira da condição de suspeito –, o pai do garoto, Francileudo Bezerra.
O crime
Na madrugada de 11 de novembro de 2014, o subtenente do Exército Francileudo Bezerra e seu filho Lewdo Bezerra ingeriram veneno para rato conhecido como "chumbinho". A substância foi encontrada na pia da cozinha da casa do casal.  O pai ficou internado durante 32 dias no Hospital Geral do Exército, em Fortaleza, dos quais em coma por uma semana, e se recuperou.
O militar chegou a ser apontado como suspeito de homicídio, porque no primeiro depoimento a mulher, Cristiane, contou à polícia que ele tinha matado o filho com tranquilizantes e tentado se matar, além de agredi-la. "A Cristiane, que dizia ter sido espancada pelo marido, matou o filho envenenado fazendo uso de sorvete de morango. Não há mais dúvida", afirmou o delegado.
G1

Quando o boato vira verdade. Mas continua sendo um boato!!!!

Essa tá no site da Yahoo. A Friboi está contratando uma empresa apra alavancar sua imagem e retirar sua imagem do filho do ex-presidente Lula, o Lulinha. É que a anos circula na internet o mentiroso boato de que Lulinha seriao dono da Friboi .Aí ,quando Lulinha resolveu processar um prefeito tucano que o acusou baseado nessa mentida e boato, a Feiboi resolveu   dizer a verdade.

Veja notícia no site Yahoo:


“O filho do Lula é dono da Friboi”. A frase circula na internet em boa parte dos debates políticos nas redes sociais e já rendeu até processo de Fabio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contra quem a proferiu na esfera pública. 

E agora ela preocupa também o grupo JBS, maior empresa de processamento de carne bovina do mundo, que contratou uma agência digital para desmentir o boato.

A missão da agência 4Buzz não será nada simples: ela terá que fazer com que a corrente imensa de circulação do boato seja desmentida. O grande problema é que faz anos que a afirmação circula nas redes sociais, o que faz com que seu alcance seja enorme.

A questão de “limpar a imagem” chegou à JBS depois que Lulinha interpelou judicialmente o prefeito de São Carlos, no interior de São Paulo. Paulo Altomani (PSDB), por meio de seu Facebook, afirmou à época que “não é justo o Tesouro Nacional tirar dinheiro da nossa cidade para repassar ao BNDES para financiar por exemplo a empresa Friboi (sic), que pertence ao Lulinha”.

Dr. Santana é chamado ao Palácio da Abolição pelo governador e traça planos para assumir mandato de deputado estadual em maio próximo

Terminou por volta das 14h30min desta sexta-feira (24), em Fortaleza, mais precisamente no Palácio da Abolição, o almoço entre o governador Camilo Santana e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana. No cardápio, a convocação de Santana para assumir vaga na Assembleia Legislativa.

Santana foi convidado a ir ao Palácio pelo governador Camilo Santana, que reafirmou seu compromisso no fortalecimento político na Região do Cariri. Dr. Santana deve assumir no início de maio próximo, cadeira de deputado no parlamento estadual com a licença maternidade da deputada Laís Nunes (Pros), que vai para o oitavo mês de gestação. Durante o almoço os dois já passaram a planejar dias melhores para o Cariri, especialmente Juazeiro do Norte, onde Santana mantém sua base eleitoral.

Depois de Santana, o governador tem outro compromisso a cumprir; a convocação do suplente Sineval Roque (Pros), que tem base eleitoral no Crato. Roque deve ser convocado até o final de junho.

fonte: Flávio Pinto News

Senadores articulam frente contra Eduardo Cunha


 A atuação do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), parece estar cada vez mais difícil. Após o seu correligionário e presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), avisar que o projeto da terceirização tramitará o tempo que for necessário na Casa, ao contrário do que ocorreu na Câmara, senadores começaram a articular a criação de uma frente suprapartidária com o objetivo de "barrar" pautas lideradas por Cunha. Dessa forma, Renan acaba tendo respaldo para "desacelerar" a tramitação do projeto que trata da terceirização do País.
"Temos um momento novo na política e um presidente da Câmara que está vindo com uma agenda extremamente conservadora e de supressão de direitos", disse ao Estadão o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), um dos articuladores da criação da frente.
O senador e 1.º vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), afirmou que "(é preciso) somar força com o presidente Renan Calheiros no enfrentamento dessa ameaça que o presidente da Câmara, lamentavelmente, faz".
O grupo começou a ser formado na semana passada, definiu ao menos quatro pautas prioritárias para serem discutidas em outro ritmo no Senado: terceirização, redução da maioridade penal, flexibilização do porte de armas com mudanças no Estatuto do Desarmamento e o Estatuto da Família, que determina, entre outros pontos, que apenas a união de um homem e uma mulher pode constituir uma família. Dessas propostas, apenas a terceirização já passou pela Câmara.
Outro articulador da frente, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou ter ficado "horrorizado" com o fato de Cunha dizer que vai restabelecer a proposta de terceirização aprovada pela Câmara caso o Senado faça alterações no projeto.

"É a primeira vez que vejo uma posição monocrática, como se todos fossem vassalos dele", disse o pedetista. "Se ele tem esse poder, muito bem, que exerça, mas nós no Senado temos que cumprir o nosso papel", acrescentou.

Jurista de FHC nega parecer pelo impeachment de DIlma

O tom de cautela do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em relação a eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff  tem uma explicação. O jurista Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça no governo FHC, a quem foi pedido um parecer técnico sobre o tema, não embarcou na tese.
Segundo Reale Jr., um governo, mesmo reeleito, não pode ser derrubado por fatos ocorridos na gestão anterior. Ou seja: a presidente Dilma só poderia ser alvo de um processo de impeachment por algo ocorrido em seu segundo mandato.
Com a negativa de Reale Jr., a bancada tucana na Câmara estuda pedir pareceres a outros juristas, segundo informa a coluna Painel:
Tente outra vez
Convencida de que Miguel Reale Jr. sustentará a tese de que o mandato anterior não pode ser usado para pedir o impeachment de Dilma Rousseff, a bancada do PSDB na Câmara tenta convencer Aécio Neves a contratar pareceres de outros juristas. A ideia é submeter a Ives Gandra Martins, Sérgio Ferraz e José Eduardo Alckmin pedido de abertura de processo preparado pela coordenação jurídica da sigla, que tem como base a omissão nos desvios da Petrobras e a "pedalada" fiscal de 2014.
A possibilidade de êxito nessa empreitada é mínima. Tanto que o colunista Elio Gaspari informa que o próprio Aécio deve desembarcar do golpismo, na nota abaixo:
AÉCIO

O senador Aécio Neves baixará o tom em relação ao impedimento da doutora Dilma. Resta saber o que colocará no balcão do PSDB. Desde que a doutora sequestrou-lhe a agenda econômica, Aécio transformou-se no trombone da orquestra, faz barulho com pouca melodia.

Brasil 247

Juca Kfouri diz que Aécio não tem moral para cobrar Dilma



O senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez, neste domingo, uma cobrança pública, no Painel da Folha de S. Paulo, à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula, relacionada ao balanço da Petrobras, divulgado na semana passada. "Diante de R$ 6 bilhões pelo ralo, o Brasil exige dois pedidos de desculpas. Quem terá coragem de falar primeiro: Lula ou Dilma?"
O senador não ficou sem resposta. Nesta tarde, o colunista Juca Kfouri, que tem coluna na Folha e no Uol, postou um texto em que sugere que Aécio não tem autoridade para se posicionar sobre questões éticas.

Aécio Neves tem razão
“Diante de R$ 6 bilhões pelo ralo, o Brasil exige dois pedidos de desculpas. Quem terá coragem de falar primeiro: Lula ou Dilma?”
O candidato derrotado na última eleição tem toda razão.
E também poderia dar exemplo, se antecipando e pedindo desculpas por uma coisa tão menor, teoricamente muito mais fácil, sobre o AEROPORTO DE CLÁUDIO.
Nem se está falando do mensalão tucano mineiro etc, nada disso.

Só do aeroporto na fazenda do titio.

brasil 247