segunda-feira, 20 de abril de 2015

Comunidade da Vila Lobo em Crato tem uma biblioteca atendendo a população



A Padaria Espiritual Jackson Antero, que foi aberta em 2013 e funcionava no Bairro Seminário, está desde janeiro deste ano funcionado agora no bairro Vila Lobo, com sua biblioteca atendendo de segunda à  sexta-feira, a comunidade jovem, estudantes, trabalhadores e donas de casa.

São mais de 12 mil livros à disposição, além de jornais, revistas, apostilas, livros didáticos e cartilhas sobre várias temas.

Há também na sede da biblioteca uma gibiteca e uma brinquedoteca, que vem sendo utilizadas por crianças da comunidade e alunos da Escola Antonio Antuérpio, uma escola pública que funciona na Vila Lobo. 

O IMCC que mantém a biblioteca está fechando uma parceria com a UFCA que cederá estagiários do curso de Biblioteconomia  para tombar todo o patrimônio da biblioteca.


O IMCC inclusive já doou parte do acervo que foi recebido  do Instituto Enoch Rodrigues, de Brasília, para outras bibliotecas e projetos como o realizado pelo Coletivo Camaradas, na comunidade do Gesso.

O IMCC também já doou livros para grupos de estudos do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA) nas áreas de direitos humanos e direito penal e livros infantis para o Mutirão. 

Quem quiser formar bibliotecas é só procurar o pessoal do IMCC na Vila Lobo.

A Padaria Espiritual Jackson Antero funciona das 14h às 17 horas de segunda  à sexta-feira, exceto aos feriados. 


NESTE DOMINGO aconteceu na sede da biblioteca um evento para  mostrar a biblioteca a muita gente boa da cidade que ainda não conhecia. O vereador Tarso Magno ,de Juazeiro, compareceu e gostou muito do material. Ganhou um presente, uma revista sobre direito.

O deputado Zé Ailton Brasil também visitou a biblioteca.

Outra visita ilustre agendada é a do ex-reitor da Urca, professor José Nilton ,que vai doar alguns livros de sua vasta biblioteca.

A família do professor Jackson Antero, prometeu doar alguns pertences deste ilustre ambientalista e militante dos movimentos socais e de esquerda que dá nome à biblioteca.

Será criado o Memorial em homenagem ao professor e ambientalista Jackson Antero.

A biblioteca foi fundada em 2013 graças ao apoio da prefeitura que fez um convênio com o IMCC possibilitando a compra de móveis e estantes para a biblioteca, bem como,  trazer uma caminhão com  livros, revistas, gibis, cartilhas, livros didáticos, jogos educativos, mapas,  e outros materiais  de Brasília direto para o Crato.

Atualmente a biblioteca funciona com apoio de amigos, colaboradores,  e da comunidade.


Nenhum comentário: