quarta-feira, 22 de abril de 2015

Política, por Donizete Arruda

Escândalo de novo em Barbalha

Causou grande curiosidade na cidade de Barbalha, a notícia revelada por esta coluna de que existem vereadores do Município que acumulam as funções de parlamentar com as suas profissões naturais. É bom lembrar que são todos concursados. Não há demais, se esses parlamentares comparecessem nas repartições em que estão lotados. São fantasmas, mas, mesmo assim, continuam recebendo os vencimentos. A atitude, que fere a Lei constitucionalmente, teria sido fechada entre os vereadores e o prefeito Zé Leite. Teria sido o preço para compor a base de apoio do Governo barbalhense. Os vereadores enquadrados nessa barganha são: os petistas Daniel Cordeiro (professor), presidente da Câmara e lotado como professor da Secretaria de Educação; Dorivan Amaro, também lotado da Educação como vigia; e o professor Odair, agente de saúde. O caso de Dorivan é o mais curioso, ele está cedido à Câmara de Barbalha como vigia.

Marmota sendo investigada

O caso começou a chamar atenção quando o prefeito Zé Leite decidiu pedir a volta de quatro funcionários cedidos ao Fórum local. Segundo o prefeito, o pedido de retorno se dava por ele não concordar com o desvio de função. Diante da alegativa apresentada, os juízes solicitaram a investigação de todas as irregularidades na prefeitura de Barbalha. Identificaram a situação ilegal dos vereadores. Agora, o prefeito Zé Leite e os vereadores devem responder judicialmente pela manobra. Os vereadores podem ter que devolver o dinheiro que já receberam.

Camilo decide em Juazeiro

Depois de muito tensionamento entre os petistas de Juazeiro, os bastidores começam a revelar outras possibilidades para a próxima eleição municipal. O pré-candidato a prefeito pelo partido, o ex-procurador Bernardo Neto, parece estar decidido a declinar da sua decisão de bater chapa com Manoel Santana, para a sucessão do prefeito Raimundo Macedo, e entregar a decisão nas mãos do governador Camilo Santana. Bernardo garante que só desiste da disputa se for pela vontade de Camilo. A palavra do Governador seria a única possibilidade de ver o PT juazeirense pacificado. Para unir a legenda, Camilo pode indicar o nome de sua confiança, Fernando Santana. Em alta, já existe até um grupo de militantes pedindo a filiação de Fernando em Juazeiro. Seria a melhor saída para criar o consenso.

Queremos apoio do Governador

Pelas atuais discussões em Juazeiro, parece que o petista Bernardo Neto não é o único que espera por uma palavra de Camilo. Outro que indicou que seguirá a orientação do Governador cearense é o ex-prefeito Manoel Santana, que deve assumir vaga na Assembleia no mês de maio. Quem também condiciona sua candidatura ao aval de Camilo é o vice-prefeito de Juazeiro, Luiz Ivan Bezerra. No sábado, durante a inauguração de duas obras em Barbalha, Luiz Ivan esteve colado em Camilo. Teria comentado que só entra na disputa se tiver o sinal verde do Abolição, em negociações mantidas por seu irmão, o deputado federal Arnon Bezerra. Numa situação parecida está o ex-deputado Giovanni Sampaio. Espera pela decisão de Camilo. Não menos ansioso está o empresário Gilmar Bender. O diferencial de Bender é que ele conta com a simpatia dos irmãos Cid e Ciro, e acredita que a dupla irá peitar Camilo e o PT para impor seu nome.

Ronaldo a caminho do PT

O prefeito Ronaldo Mattos deve deixar o PMDB, onde não tem mais condições de permanecer. Por sugestão do líder do Governo, José Guimarães, o PT do Crato deve convidar Ronaldo para se filiar ao partido e apoiar a sua candidatura à reeleição. Há resistências ao nome do atual prefeito cratense. Ciente disso, Guimarães disse que irá conversar com o governador Camilo Santana para superar as divergências e assegurar o apoio dessa filiação ao PT. O PMDB, agora, está aberto para lançar uma candidatura de oposição.

Cuidado para não falar sozinho

Quem está com os nervos à flor da pele com a possibilidade do PT cratense receber a adesão de Ronaldo Mattos é o vereador Amadeu de Freitas. Opositor ferrenho do prefeito, Amadeu descarta a possibilidade de subir nesse palanque. Em encontro petista, ainda em 2014, chegou a propor o lançamento da pré-candidatura do médico e ex-candidato a prefeito, Marcos Cunha. O presidente do Diretório Municipal, Pedro Lobo, descartou esse rumo eleitoral. Com o avanço do tempo e o endosso de Guimarães a Ronaldo, o vereador voltou a falar em lançar Marcos Cunha para barrá-lo na legenda.

Situação bem vexatória

Integrante de uma das chapas que concorrem à eleição da UVC, União dos Vereadores do Ceará, o vereador Adauto Araújo ficou numa situação inusitada na última semana. Na terça-feira, ele pediu o espaço para o seu candidato à presidência, César Veras, parlamentar de Camocim. Ocorre que Veras não compareceu à sessão. A situação ficou complicada porque quem acabou comparecendo foi o concorrente, vereador de Baturité, Herbert Mota, que usou a tribuna no espaço reservado ao seu candidato. Adauto chegou a sugerir que, caso seu candidato chegasse, o tempo seria dividido. Na quinta-feira, Adauto pagou mico outra vez. César Vejas até foi, mas chegou atrasado e não pode utilizar a tribuna. Mostrou não ter compromisso com a segunda maior Câmara Municipal do Estado. Para piorar o cenário, Adauto viu 11 dos 21 colegas de parlamento declararem, abertamente, apoio ao candidato Herberth Mota.

Adauto não merecia isso

Além de não demonstrar qualquer prestígio, o vereador Adauto Araújo teve que engolir o seu candidato, pra quem fez toda a articulação, convidar a vereadora Rita Monteiro para ser a candidata a vice na sua chapa. Ninguém entendeu nada. Adauto articula, mas quem é convidada é Rita. A vereadora, por sua vez, teve uma postura muito coerente. Não aceitou e disse que Adauto seria um grande nome. Rita havia concordado em compor a chapa concorrente de Herberth. O detalhe dessa eleição é que, esse ano, não existe oposição na entidade que comanda os parlamentos municipais.

Disse me disse

Deputado federal Macedão (PSL) não sabe se permanecerá muitos mandados em Brasília. Seus aliados reclamam que ele não cumpre compromissos. No Crato, principalmente.

Mesmo fazendo parte da base de apoio do prefeito Ronaldo Mattos, o vereador Fernando Brasil procurou o presidente do PSB (Crato), Francisco Bacurau, e colocou em pauta a eleição de 2016 para prefeito.

Fernando queria saber se o PSB fecharia com a candidatura do deputado Zé Ailton Brasil. Essa negociação pode naufragar se o PSB mudar de comando no Ceará, via filiação do prefeito Roberto Cláudio.

Presidente Pedro Lobo afirma ter em mãos o documento enviado pelo prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, indicando que o terreno doado pelo Município à ONG Flor do Pequi obedeceu a todos os trâmites da Procuradoria e Câmara, e que a doação é legal.

Contudo, Lobo não quis falar sobre sua relação com o ex-secretário Cristian Martis e com o prefeito Paulo Ney, investigados pela Polícia Federal.

Mesmo na suplência, o deputado Sineval Roque tem mostrado prestigio. No Crato, tem indicado os principais cargos do Governo no Município. Zé Ailton Brasil tem demonstrado desconforto diante do poderio de Sineval Roque.

Desculpe a ignorância, o prefeito Zé Leite e os vereadores de Barbalha não ficaram com a cara vermelha de vergonha?

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: