De acordo com o laudo técnico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa) referente à 14ª Semana de Epidemiologia, até 11 de abril, seis municípios do Cariri apresentaram casos confirmados de dengue. Barbalha e Porteiras registraram os quadros mais críticos, com mais de 200 ocorrências. Os dados preocupam setores de combate ao vírus, principalmente com a chegada dos meses de abril e maio, considerados o período mais endêmico para o mosquito Aedes aegypti.
Em Barbalha, segundo o relatório da Sesa, 164 casos foram confirmados da doença, 21 a mais desde março. Se comparado com o número de habitantes do município, a incidência da dengue chega a 283. Além disso, dos três óbitos da doença no Ceará, um foi no município barbalhense. Em Porteiras, o índice de infectados de 84 também se mostra com uma alta taxa de incidência por cada cidadão: 556. Durante os meses de abril e maio, os setores de combate ao mosquito disseram intensificar as ações de controle e prevenção. Em Brejo Santo, 46 pessoas foram infectadas e, em Missão Velha, 23.
No Crato, embora o laudo aponte 15 ocorrências, a Secretaria de Saúde dispõe os dados atualizados. Até a última quinta-feira (16), 31 casos da doença foram confirmados, 149 foram notificados e nove aguardam resultados de exames. De acordo com a coordenadora do setor Municipal de Epidemiologia, Daniele Norões, o índice não se enquadra no grupo de sinais de alerta, ou seja, está dentro da ‘normalidade’. Conforme a coordenadora, já são 10 ocorrências a mais do que no mesmo período do ano passado. “Mesmo assim, estamos controlando bem a situação para não se transformar em uma epidemia, que corre quando para cada 100 mil habitantes têm 300 doentes”, explica.
Ela lembra que o período de final de abril e maio merece mais cuidado por ser climaticamente endêmico para o mosquito. No Crato, os focos estão distribuídos por todos os bairros, o que tem mantido as equipes de endemias em campo. Em Juazeiro, 18 casos foram notificados à Sesa. Já de acordo com a coordenadora do setor Municipal de Endemias, Mascleide Feitosa, dos 130 casos notificados desde o início do ano no Município, 14 foram confirmados.
Fonte: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário