terça-feira, 21 de abril de 2015

Abril longe de atingir média histórica nas chuvas

Seguindo a tendência dos últimos dias, choveu muito pouco nas regiões cearenses das 7 horas deste domingo às 7 horas de ontem. Segundo os dados disponíveis no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), "alguns aglomerados de nuvens provocaram chuvas sobre o litoral oeste e oceano. Estas nuvens estão associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
No boletim atualizado às 13h25, havia chovido em somente 24 municípios. As maiores precipitações aconteceram na região Norte do Estado: em Cruz, 53 milímetros; Poranga, 40 mm e Ipueiras, 21,4 mm.
Previsão
Para amanhã, segundo previsão da Funceme, teremos "céu com nebulosidade variável e com chuvas no norte. No centro e sul cearenses, possibilidade de chuva". Para a próxima quarta-feira, "céu com nebulosidade variável e com chuvas no norte. No centro e sul cearenses, possibilidade de chuva".
Média
A incidência de poucas chuvas nos últimos dias compromete a possibilidade de termos um inverno dentro da média no mês de abril. Até hoje, choveu 97,2 milímetros no acumulado dos últimos vinte dias. A média histórica no período é de 184.3 mm. Há um desvio de (-47,2%), que dificilmente será compensado nos próximos dez dias.
Defasagem
Nos três primeiros meses do ano, as previsões da Funceme se mostraram corretas, ou seja, de chuvas abaixo da média histórica, no que pese alguns açudes particulares, de pequeno porte, terem recebido recarga. O mês mais chuvoso foi março, com 179 milímetros, 26,2 mm a menos do que a média.
O mês de janeiro, que antecede a chamada quadra chuvosa, foi o que registrou a maior defasagem até aqui em relação à média. No primeiro mês do ano choveu apenas 28,4 milímetros, quando a média é de 98,7. O desvio ou déficit foi de 71,2%. Mesmo que haja uma reação até o fim da quadra invernosa, em maio próximo, dificilmente a média histórica será atingida.

Nenhum comentário: