Os deputados federais cearenses Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Domingos Neto (PSB) foram eleitos presidentes das comissões de Agricultura e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, respetivamente.
Matos é voz isolada da oposição ao governo Dilma Rousseff. Aliado, Neto foi o deputado mais votado em 2010. A maioria das demais comissões já conta com dirigentes., eleitos ontem.
O PSD ficou sem cargo de comando até agora. O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) foi eleito, por unanimidade, presidente da principal comissão da Casa: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Na vice-presidência ficou outro petista, o deputado Alessandro Molon (RJ). O fato gerou ironia entre deputados de outros partidos, que dizem que o PT não abre mão nem de vice-presidência na Câmara.
Os cargos de comando são escolhidos de acordo com as bancadas de deputados. O partido que elegeu o maior número de parlamentares tem o direito de escolher primeiro a comissão que irá presidir e assim sucessivamente.
O entendimento do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), é de que o tamanho das bancadas deve levar em conta o número de deputados eleitos. Como o PSD foi criado o ano passado, não terá direito às presidências.
Nas demais comissões não houve surpresas. Mas a Comissão de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, ainda não havia escolhido o presidente.
O deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) foi eleito por unanimidade presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia.
O tucano é autor de um polêmico projeto que tem como principal objetivo criar uma legislação contra crimes cibernéticos. O texto foi apelidado por movimentos que pregam a liberdade na internet de AI5 digital. (com agências de notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário