quarta-feira, 5 de março de 2014

A 100 dias da Copa, quatro estádios ainda estão em obras no Brasil

 

As 12 sedes que receberiam jogos da Copa do Mundo de 2014 foram anunciadas em 31 de maio de 2009. Passados 1.738 dias e a exatos 100 do pontapé inicial da competição, quatro estádios ainda não foram entregues: Arena da Amazônia (AM), Arena da Baixada (PR), Arena Corinthians (SP) e Arena Pantanal (MT).
A entrega tardia destes quatro estádios deveu-se a problemas envolvendo o modelo de financiamento, notadamente nos casos dos estádios do Corinthians e Atlético Paranaense.Os problemas com liberação de verbas e o modelo de governança adotado deixaram a Arena da Baixada na marca do pênalti. Após ameaças, o estádio do Furacão foi confirmado no torneio em fevereiro, após relatórios apontarem progressos físicos e autoridades assegurarem que os recursos necessários seriam destinados à conclusão.
Em Cuiabá, suspeitas na licitação das cadeiras e um incêndio que danificou estruturas no subsolo retardaram o ritmo. Já em Manaus, além da demora na assinatura do contrato com a construtora Andrade Gutierrez, a Arena da Amazônia foi palco da morte de dois operários que trabalhavam na obra. O fato destes estádios não terem sido entregues gera apreensão nos corredores da Fifa.
Internamente, existe o temor de que não haja tempo para os testes e ajustes necessários. Na visão de Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo-2014 (COL), no entanto, há prazo suficiente.
O prazo de entrega exigido pela Fifa era dezembro de 2012. Apenas Castelão e Mineirão cumpriram com o acordo.

Jornal O Povo 

Nenhum comentário: