segunda-feira, 3 de março de 2014

Tem Carnaval no Cariri


Clubes serranos e ruas do Cariri são palco de festejos carnavalescos até a próxima terça-feira. Na cidade do Crato, o Serrano Atlético Cratense segue com vesperais até o próximo dia 3, com shows todos os dias de bandas de axé music, pagode e frevo. Já em Barbalha, é realizado o tradicional carnaval de rua com o mela-mela. Além disso, no Centro da cidade, acontecem os desfiles dos blocos.
Carnavais antigos
O resgate dos antigos carnavais começou este ano, no município do Crato, no último dia 22, com a realização do Carnaval da Saudade, no Crato Tênis Clube. Os homenageados foram o cantor Abidoral Jamacuru e também o carnavalesco Zé Maia, com exposição das vestimentas que ele usava nos antigos carnavais, que foram expostas no hall de entrada do clube. Pela manhã, os participantes da festa saíram em cortejo pelas ruas do Centro da cidade, até chegarem na praça Siqueira Campos.
Os bailes carnavalescos deverão atrair para os clubes mais de 20 mil pessoas, segundo os organizadores dos eventos. O principal deles é o Serrano, com maior público no domingo e na terça-feira, durante encerramento do Carnaval deste ano.
Estarão realizando shows no local a partir do próximo dia 1º, a banda Leque Folia, Stefane Pontes, Balada Vip e Ginga Bahia. Serão cobrados ingressos no valor de R$ 10,00 para sócios, e R$ 20,00, para não sócios.
Tradição
Na cidade de Barbalha, o desfile dos blocos já é uma tradição de todos os anos, realizado de forma espontânea pelos moradores locais, que saem nas ruas antigas do município, desfilando a irreverência e as fantasias que alegram e fazem todo um colorido durante o percurso da folia.
Este ano, sete deles desfilam pelas principais ruas do centro histórico, bairros e distritos. Em Brejo Santo, e também em outras cidades do Cariri está sendo realizado o carnaval de rua.
No Caldas, distrito barbalhense, acontece o carnaval do mela-mela. Numa das áreas mais altas da região, com a presença do clube com águas termais, além das fontes, o local chama a atenção pela beleza natural.
É comum, todos os anos foliões se deslocarem de vários municípios da região, para curtirem o "carnacaldas". As bandas começam a tocar no início da tarde. No distrito, todos os anos é realizada a abertura do carnaval na cidade, com o desfile do bloco da massa. Ontem, o Donzelas do Jatobá desfilou nas ruas do Centro da cidade
Bloco das Virgens
Na última sexta-feira, o tradicional Bloco das Virgens saiu pelas ruas do município do Crato, agitando quem o seguia e também os que apenas observavam o movimento festivo.
Este ano, resgatando às origens, saiu do bairro Mirandão, localidade onde a agremiação foi criada e continuou a fazer sucesso na cidade.
A irreverência e a alegria são os principais ingredientes para a folia, que consegue atrair cerca de 10 mil pessoas às ruas. O bloco desfilou pelos bairros São Miguel, Pinto Madeira e Centro da cidade, além do Mirandão, com suporte de um trio elétrico com som mecânico e carro de som.
Neste tradicional bloco da cidade do Crato, os homens se vestem de mulher e desde a manhã costumam desfilar com os modelitos femininos pelas ruas do município. Este ano, além de uma partida de futebol, no bairro de origem, também foi eleita a virgem de 2014
Já na cidade de Brejo Santo, a folia momina será realizada na Praça Dionísio Rocha de Lucena, com programação local. Hoje, haverá a puxada dos blocos, a partir das 9 horas. À noite, haverá apresentação da Orquestra Sertão Veredas e da banda Zuzuêra, prosseguindo a festa carnavalesca no feriadão. (ES)

Nenhum comentário: