terça-feira, 13 de maio de 2014

Saúde do Crato continua com ações de combate à dengue


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações de combate à dengue na cidade, principalmente nas localidades onde foram detectados casos. O trabalho com os agentes para prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti tem sido feito de forma contínua. De acordo com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Antônio Soares, até o momento o número de casos detectados está dentro do previsto.

Soares salienta que a Secretaria de Saúde dispõe de 40 Unidades de Atenção Básica, com profissionais qualificados para a avaliação clínica dos sinais e sintomas da dengue. Como fonte de referência hospitalar, estão em funcionamento quatro hospitais.  “É de suma importância que uma pessoa ao sentir dor por trás dos olhos, náuseas, vômitos, febre, dor nas articulações, dor de cabeça, fraqueza e em alguns casos manchas avermelhadas pelo corpo, procure uma unidade de saúde, seja o PSF mais próximo de sua casa ou até mesmo o hospital, para que seja avaliado e medicado, conforme a sintomatologia. Nunca fazer uso de medicação por conta própria sem um parecer clínico de um profissional de saúde”, alerta.

A Secretaria de Saúde promove um trabalho constante na limpeza de vias e no combate aos focos do mosquito, e os profissionais das endemias vão agilizando o serviço através de levantamento de índices, tratamento e entrega de sacos de lixos, para que a população remova seus resíduos e telamentos em caixas d’água que ainda se encontram descobertas, bem como com o uso do carro fumacê.

Segundo a Secretária de Saúde do Crato, Aline Franca, mensalmente de forma continua são desenvolvidas atividades de educação, prevenção e combate ao mosquito. “Todas as localidades serão assistidas, mas é muito importante a participação da comunidade” conclui.


Mais informações – Secretaria de Saúde do Crato-  R. 7 de Setembro, 150 - Santa Luzia, Crato – CE - Telefones:(88) 3586. 8000/ 3523-3823

Nenhum comentário: