sexta-feira, 1 de junho de 2012

PT corre contra o tempo; adiar anúncio não está descartado




A dois dias do encontro que deverá definir o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, o partido vive dias agitados. Até domingo, dia do evento, diversas reuniões entre as correntes internas da sigla estão acontecendo na busca de um consenso.

Oficialmente, o PT tem quatro pré-candidatos no pá-reo: o deputado federal Artur Bruno; o secretário estadual de Cidades, Camilo Santana; o secretário municipal de Educação, Elmano Freitas e o vereador Guilherme Sampaio.

Em tese, o favorito é Elmano Freitas. Isso porque a maioria dos delegados do partido, que farão a escolha, apoiam seu nome. Elmano pertence à corrente Democracia Socialista (DS), mesma da prefeita.

O deputado federal Eudes Xavier, também da DS, diz que haverá várias reuniões até domingo. A intenção é costurar um acordo com a corrente Democracia Radical, articulada pelo deputado federal José Guimarães, que tem preferência pela candidatura de Camilo Santana. Guilherme Sampaio e Artur Bruno não têm uma corrente específica dentro do partido. Sampaio, no entanto, é próximo ao grupo de Luizianne.

“Nós (da DS) entraremos no encontro com a convicção de homologar a candidatura do Elmano”, diz Eudes Xavier, frisando que os demais pré-candidatos serão tratados “como companheiros”. Artur Bruno diz acreditar que o partido vai apresentar um “candidato de unidade” e reconhece que “a prefeita será decisiva”, mas lembra que, além da união interna, é importante que o escolhido tenha o apoio também dos aliados. “O processo está em aberto”, pontua.

Elmano diz que tem dialogado com os demais pré-candidatos. Segundo ele, Luizianne também tem conversado com todas as correntes do partido. A intenção, diz o pré-candidato, é mesmo chegar ao encontro já com o nome definido. “Além de discutir nomes, discutimos também planos para a Cidade”. Ontem, segundo informou Elmano, a executiva municipal do partido estava reunida para fazer um balanço da atual gestão e à noite a prefeita se reuniria com sua corrente, a DS.

O deputado José Guimarães, da corrente Democracia Radical, diz que o PT tem que dar “exemplo de unidade interna”. Ele afirma que tem conversado com os pré-candidatos, com o governador Cid Gomes (PSB) e hoje se reúne com Luizianne. O deputado avalia que o PT está “fazendo de tudo” para ter um acordo.

“Seremos testados se teremos ou não capacidade de construir entendimento”, afirma. Caso não haja consenso, Guimarães já admite adiar a escolha do pré-candidato. “Caso na hora H da decisão haja alguma dificuldade, podemos remeter para o diretório municipal decidir mais na frente”, considera.

O POVO tentou conversar com os pré-candidatos Camilo Santana e Guilherme Sampaio, mas as ligações não foram atendidas.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A intenção do PT era, ainda em março, ter definido o pré-candidato à Prefeitura. Porém, de lá para cá, ainda não houve consenso em torno do melhor nome. Agora, as correntes internas buscam acordo antes do encontro de domingo.

SERVIÇO

Encontro Municipal do PT

Quando: domingo (03), a partir das 8h

Onde: Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema)

Mais informações.: 3226.3702



Quem está no páreo



Artur Bruno

Deputado federal, vem sendo o parlamentar mais votado em Fortaleza por seguidas eleições. Foi candidato a vice-prefeito na chapa de Inácio Arruda (PCdoB) em 2000 e, em 2004, liderou o movimento “Sou PT, voto Inácio”, que rejeitava a candidatura de Luizianne. Pré-candidato mais conhecido, mas é visto com certa reserva por não ter histórico de atrelamento a grupos.


Camilo Santana

Deputado estadual mais votado do Ceará na última eleição, tem história ligada ao Cariri. Hoje, exerce o cargo de secretário das Cidades no Governo do Estado. É considerado um dos petistas preferidos do governador Cid Gomes, o que faz com que seja visto com restrições no próprio partido. Por outro lado, o fato de ter as bênçãos do governador e do poderoso grupo de José Guimarães é trunfo considerável.



Elmano Freitas

Sua trajetória está vinculada aos movimentos sociais, tendo sido advogado do Movimento dos Sem Terra (MST). Com a saída de Waldemir Catanho da disputa, passou a ser o preferido de Luizianne Lins. Coordenou o Orçamento Participativo da Prefeitura e , desde setembro, é o secretário da Educação do Município. É o único que nunca exerceu cargo eletivo.


Guilherme Sampaio

Vereador e ex-líder de Luizianne na Câmara, movimenta-se com cuidado para evitar atritos. Entrou na política bastante vinculado a Artur Bruno. Na liderança da prefeita, aproximou-se do Executivo. Tem na educação sua principal bandeira. Pode se favorecer em caso de impasse entre os favoritos. Seria uma opção fora do grupo de Luizianne, mesmo sendo ligado à prefeita.

Nenhum comentário: