domingo, 22 de setembro de 2013

BEATIFICAÇÃO DE BENIGNA VAI SER INICIADA NO PRÓXIMO MÊS

A fase romana do processo de beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva vai ser iniciada no início do próximo mês, no Vaticano. Ontem, foi finalizada a fase diocesana do processo, a partir do lacre de documentos que serão encaminhados à análise da Congregação para a Causa dos Santos, ordem ligada à Santa Sé.

A solenidade, realizada no Auditório Monsenhor Rubens Gondim Lóssio, anexo à Igreja da Sé Catedral, foi presidida pelo bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, e contou com a presença dos membros do tribunal que conduziu o processo de beatificação na fase diocesana. Cerca de 150 pessoas acompanharam o evento. Uma caravana de 30 fiéis de Santana do Cariri, terra natal da Menina Benigna, também esteve presente. A caravana foi acompanhada pelo pároco daquele município, padre Paulo Lemos.

Conforme dom Fernando, a expectativa em torno da beatificação da menina de 13 anos, que foi assassinada por um adolescente ao defender sua castidade, é muito grande. "A fé da jovem era tão intensa que não se abateu nem mesmo para que a vida fosse preservada", disse.

Para o bispo, a partir da análise dos documentos, a Congregação para a Causa dos Santos não terá dificuldades em reconhecer as virtudes de Benigna. "Principalmente pelo ato de doação da própria vida. Existe algo mais sublime?", questiona.

Os documentos que serão encaminhados pela diocese foram depositados em três urnas. Uma delas, contendo o material original das investigações, permanecerá em Crato. As outras duas seguem lacradas ao Vaticano.

Familiares de Benigna Cardoso da Silva também acompanharam a solenidade realizada ontem. A irmã de criação da menina, Terezinha Sisnando de Oliveira, disse que a família espera que nesta segunda fase haja o reconhecimento das virtudes da adolescente. "A fé que todos nós temos é que a Igreja reconhecerá o amor que minha irmã sempre teve por Deus", avalia.

Caso haja confirmação do material encaminhado pela diocese, a Congregação para a Causa dos Santos expedirá um documento chamado "Positio", que, segundo os religiosos, seria decisivo para a beatificação. Os 72 anos da morte da jovem serão lembrados no próximo dia 24 de outubro, na 10ª romaria de adoração à mártir.

fonte: DN

Nenhum comentário: