quinta-feira, 19 de setembro de 2013

JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

A Universidade Regional do Cariri  (URCA), será sede da I Jornada de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Territorial, dia 19. O evento será coordenado pelos professores Valéria Feitosa Pinheiro, Maria Soares da Cunha e Francisco do O’ de Lima Júnior, em conjunto de estudantes e pesquisadores do Grupo de Trabalho e Pesquisas em Desenvolvimento Regional Sustentável, da Universidade de Innsbruck, Áustria, como extensão de sua agenda de pesquisa com diversas IES brasileiras (USP, UFF, UFPE, UnB, UFMT e URCA). 

O objetivo é estabelecer parcerias de médio e longo prazo, convergindo para o propósito de qualificação, avanço na internacionalização da instituição, estabelecendo agendas de pesquisa em conjunto e atendendo ao quesito de interinstitucionalidade, tão em voga nas grandes pautas de pesquisa e pós-graduação da atualidade.

A programação é proposta em parceria, pelos Departamentos de Economia e Geociências da URCA e com o GeoPark Araripe. A finalidade é discutir as respectivas agendas de pesquisa em Desenvolvimento Sustentável Regional e Urbano comuns entre os órgãos da URCA e da Universidade de Innsbruck.

Dentre as atividades, ocorrerá uma Conferência, proferida pelo Prof. Dr. PhD Martin Coy (Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck), tratando do tema Crises do capitalismo: repercussões no território. A Conferência será no auditório do Pequeno Príncipe, às 19 horas, do dia 19 de setembro, e terá a participação das Professoras Valéria Feitosa Pinheiro, do Departamento de Economia, e Maria Soares da Cunha, do Departamento de Geociência.

Nenhum comentário: