quinta-feira, 19 de setembro de 2013

URCA REALIZA SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza o I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: As Dimensões Políticas da História e o Futuro do Passado. O evento está sendo realizado por meio do Laboratório de História, Imagem e Memória – LABIHM, do Departamento de História da URCA.
 
 
A abertura do seminário aconteceu na última terça-feira, com a conferência ‘Cultura Histórica, Mídias, e os Usos do Passado no Tempo Presente’, com mesa de trabalho coordenada pelo professor Ms. Jucieldo Alexandre (URCA), tendo como palestrantes a Professora Dra. Sônia Meneses (URCA), o Professor Dr. Dilton Maynard (UFS) e o Professor Dr.  Antônio Clarindo Barbosa de Souza (UFCG). 
 
 
O evento foi aberto pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que destacou a importância do evento que se inicia, na URCA, no intuito de estabelecer uma discussão da história, num contexto mais amplo.
 
Ela destacou, pela relevância das discussões, que a abrangência deveria ser até internacional pelo caráter dos debates, com participantes até de Portugal. Otonite classifica o tema em estudo como ousado. “O engajamento político inscrito no título desse seminário também nos impõe dilemas, pois o contexto é de absoluto relativismo cultural”, afirma. 
 
 
O evento será finalizado neste dia 20, e conta em sua programação com grandes nomes da historiografia nacional. O encerramento será com a participação do Professor e Historiador Fernando Catroga, da Universidade de Coimbra, durante a conferência de encerramento. O seminário teve em sua programação desde simpósio temático à sessões coordenadas, minicursos e palestras.
 

Nenhum comentário: