A Polícia Civil anunciou ontem mudanças nos comandos de delegacias municipais, regionais, distritais e especializadas. Entre as principais alterações, estão as trocas no comando de áreas estratégicas, como a Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), Divisão Antisequestro e Departamento de Polícia Especializada.
O ex-delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, assumiu ontem como titular da DHPP. Ao lado dele, como diretor-adjunto, está o delegado Ricardo Romagnoli, antes titular da Delegacia Municipal de Horizonte. “Pretendemos trabalhar em conjunto com delegados dos distritos nas investigações de homicídios, em consonância com a Polícia Militar e população”, diz Dantas.
Ao todo, 39 unidades (Fortaleza, Região Metropolitana e Interior) passaram por mudanças de gestão. Segundo o delegado-geral Andrade Júnior, à frente da Polícia Civil desde o último dia 18, as trocas foram baseadas em dados estatísticos, colhidos nos primeiros estudos feitos quando ele assumiu o cargo. Para Andrade, as mudanças não ocorreram em grande número. “Acreditamos que eram necessárias e são mudanças direcionadas ao trabalho. Todas elas são administrativas por conta de processo de mudança natural da chefia. O objetivo a ser alcançado é o aumento da sensação de segurança da população e diminuição da criminalidade”, diz Andrade.
Para o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Ceará (Adepol), Milton Castelo, as mudanças de comando não são uma surpresa nem geram grandes expectativas. Ele, que atua na Polícia Civil há 36 anos, diz que alterações constituem um processo natural da Polícia Civil. “Não vai haver milagres, porque por mais experiência que o delegado-geral tenha, há deficiências. Ainda há muito o que ser feito, principalmente em relação ao efetivo da Polícia Civil e ordenado dos delegados”, pondera Milton.
Mais mudanças
Além da Polícia Civil, desde que tomou posse como titular da Secretaria da Segurança, no último dia 12, Servilho Paiva já realizou mudanças na cúpula da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Estão previstas ainda, conforme o secretário, alterações em outras corporações, como o Ronda do Quarteirão; Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur); e o Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).
Mudanças
Departamento de Polícia Especializado: Rommel Kerth
Departamento de Polícia Metropolitana: Jairo Pequeno e Paulo André Maia Cavalcante (substituto)
Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa: Luiz Carlos Dantas e Ricardo Romagnoli
Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas: Gustavo de Santa Cruz Pernambuco e Daurilene Lima
2º Distrito Policial: Socorro Portela
8º Distrito Policial: Franco Pinheiro
14º Distrito Policial: Aurélio de Araújo
Delegacia Metropolitana de Aquiraz: Tarcisio Coelho
Delegacia Regional de Juazeiro do Norte: Osmar Berto Torres, Cícera de Jesus Santos Araújo (municipal) e Rafael Mota Amaral
Delegacia Regional de Sobral: Raphael Vilarinho e Fernando Figueiredo de Vito (municipal)
Delegacia Municipal de Beberibe: Rosa de Fátima Barbosa
Delegacia Municipal de Horizonte: Kim Barreto
Delegacia Municipal de Pentecoste: Rosicleide de Castro
Delegacia Municipal de Redenção: Teresa Cristina Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário