domingo, 22 de setembro de 2013

EX-SECRETÁRIOS ALTERAM COMPOSIÇÃO DA AL/CE

O retorno de quatro ex-secretários dos quadros do Governo do Estado para a Assembleia modificou não somente a forma de defesa da administração cidista na Casa, mas, praticamente, toda a composição do Legislativo Estadual. Durante o corrente ano, pelo menos nove suplentes fizeram parte dos quadros da Assembleia, o que deve cair para apenas dois até o final deste mês. Com isso, PSB, PMDB, PT, PSD e PDT, respectivamente, configuram-se com as maiores bancadas atualmente.

Além de Silvana Oliveira (PMDB), Ana Paula Cruz (PRB), Mailson Cruz (PRB) e Nenen Coelho (PSD), que deixaram seus mandatos para que os titulares assumissem, também cessaram suas atividades na Casa Vasques Landim (PR), Perboyre Diógenes (PMDB) e Tomáz Holanda (ex-PMN). Antônio Carlos (PT) e Inês Arruda (PMDB) foram os únicos suplentes que não foram atingidos com o retorno dos titulares das vagas.

Com a saída de Fátima Leite (PRTB), no dia 29 de setembro, somente dois suplentes terão função parlamentar na Assembleia. Na semana passada, os titulares das vagas já mostraram como irão se comportar a partir de agora no Legislativo cearense. Mauro Filho, por exemplo, disse que não vai mais aceitar os ataques ao Governo sem comprovação documentada. Ele chegou a dizer que Heitor Férrer (PDT), principal opositor ao Governo Cid Gomes, não tinha conhecimento das execuções orçamentárias e ironizou o trabalho da assessoria do pedetista.

Já Camilo Santana e Professor Pinheiro apresentaram números de suas pastas e defenderam as ações da administração atual. Gony Arruda informou que irá desmentir alguns "equívocos" que foram cometidos em sua ausência do plenário, mas ainda não se pronunciou. A força dos partidos também se altera com a chegada dos quatro parlamentares na Assembleia.

O PMDB tinha a segunda maior bancada da Casa, com sete parlamentares, a partir de agora possui somente cinco parlamentares junto com PSD e PT. Esse último foi o que mais se beneficiou com a chegada dos titulares na Casa, pois passou de três para cinco petistas, sendo que quatro deles fazem parte da base aliada governista. Somente Antônio Carlos ainda tece críticas à gestão de Cid Gomes.

O PRB foi o mais afetado com o retorno dos parlamentares, pois sai da quarta para a sétima maior representação na Assembleia, juntamente com o PV, mantendo somente dois quadros na Casa.

Outros partidos também poderão diminuir suas participações na Assembleia, como o PSDB, que poderá ter apenas um deputado na Assembleia, com a saída de dois dos três parlamentares da legenda. O PRP também poderá perder seu único representante na Casa, uma vez que informações dão conta de que Bethrose estaria procurando outra legenda para se filiar.

fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: