quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MUNICÍPIOS DO CARIRI OESTE SEM ABATEDOURO

A falta de um abatedouro público nos municípios de Campos Sales, Salitre e Araripe tem levado a população dessas localidades a consumirem carnes de origem duvidosa. O único prédio destinado à este tipo de prática está inacabado há mais de seis anos. Seria um equipamento do gênero que poderia beneficiar as três cidades.

O matadouro modelo teve suas obras iniciadas com recursos do tesouro estadual, no município de Campos Sales. Atualmente, o prédio está abandonado e há o impasse em relação à construção de um espaço deste em cada município.

Mesmo com a mobilização de autoridades locais, realizada no ano passado, ainda não foram obtidas verbas necessárias para conclusão da obra e nem tão pouco obtenção de recursos para que cada cidade tenha seu abatedouro específico.

O prefeito do município de Araripe, José Humberto Germano Correia, destaca os pequenos rebanhos existentes nos municípios. Segundo ele, os proprietários que têm animais desejam abater nas suas respectivas localidades. Este é outro problema.

Conforme o gestor municipal, o abatedouro, de acordo com lei em vigor, não é algo simples de fazer, já que deve haver pessoal treinado, especializado, além de um veterinário acompanhando e fiscalizando.

"É um equipamento moderno para garantir a melhoria na qualidade do produto, e sem sombra de dúvidas, a grande saída para os proprietários de gado", diz.

Nenhum comentário: