quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ROMARIA DO CALDEIRÃO NO PRÓXIMO DOMINGO

Em parceria com a Diocese do Crato, a Prefeitura Municipal do Crato através da Secretaria Municipal de Cultura convida a população para participar da 14ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado no distrito da Ponta da Serra, que será realizada no  próximo domingo, 22, a partir das  07h30min.

A romaria, que já entrou para o calendário cultural e religioso do Cariri, terá início às 7h30min, com a acolhida aos Romeiros e uma Missa Campal celebrada por padres da Diocese. Este ano, a Romaria tem como tema “Terra, Água, Comunhão: Bem Viver no Nosso Chão” que relembra a convivência dos agricultores familiares no semiárido brasileiro, cuja resistência se confunde com a do próprio beato José Lourenço, que organizou a comunidade calcada em valores humanos e solidários.

Exemplo de convivência com o semiárido, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é apontado como experiência exitosa em cuidado com o homem e a terra. Com suas experiências agroecológicas, a comunidade fundada pelo beato José Lourenço é apontada como embrião do que se convencionou denominar de eco vilas. No caso do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto o trabalho em regime de mutirão chegou a alimentar duas mil pessoas durante o início do século XX. 

A organização da 14ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto informa que está estritamente proibida a comercialização de bebidas alcoólicas pelos barraqueiros e ambulantes durante a realização do evento. Informa ainda que haverá fiscalização, e aqueles que infringirem esta proibição terão seus produtos apreendidos.

Nenhum comentário: