quarta-feira, 25 de setembro de 2013

INDÚSTRIA BARBALHENSE É DESTAQUE NA RECICLAGEM, PRODUÇÃO E EMPREGO

O Grupo Kincal, com sede em Barbalha, foi responsável pela produção de seis milhões de pares de calçados em 2012. De acordo com o gerente industrial do Grupo Kincal, Victor Cunha, aproximadamente 400 toneladas mensais da matéria-prima provém de capitais nordestina, como São Luis, Fortaleza, Natal e Recife, estimulando o crescimento do mercado da reciclagem na região. Só a Kincal gera aproximadamente 400 empregos diretos. São 700 no grupo todo. A Kincal produz 78 modelos de calçados femininos e infantis. São aproximadamente 20 mil pares por dia.
A produção emprega, no mínimo, 150 toneladas de material reciclado por semana. Com 35 de existência, a empresa já atuou em outros ramos, mas sempre reciclou. Embalada pela forte religiosidade da região, a empresa, há dez anos, iniciou a produção de santos de PVC. Por enquanto são 50 imagens diferentes, pintadas â mão nas casas de aproximadamente 300 pessoas com dificuldades de locomoção.
Matéria prima - Além de calçados de PVC, material plástico produzido a partir do cloro e da soda cáustica, a empresa recicla PE (polietileno) para fazer mangueiras. Logo no início do processo, o material é lavado, mas toda a água empregada é reutilizada e os sólidos são reaproveitados na agricultura. É, então, separado por cor, para otimizar o uso de corantes, e moído duas vezes durante a noite para pegar a tarifa de energia mais barata - e recebe os aditivos para entrar na linha de produção de fábrica. Ainda segundo de Victor Cunha, o gasto de R$ 5 em matéria-prima virgem corresponde a R$ 2 no caso do material proveniente do lixo, o que demonstra a viabilidade econômica do negócio. Ele reconhece que, caso as cidades mais próximas fizessem coleta seletiva, o negócio seria ainda mais lucrativo para todas as partes envolvidas, com a redução nos custos do frete. (Com informações de Maristela Crispim)

fonte: Rádio Cetama AM

Nenhum comentário: