terça-feira, 17 de setembro de 2013

POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE CRATENSE

Tomou posse na noite do último dia 16, na sede da Prefeitura do Crato, o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), para o biênio 2013/2014. O conselho é uma conquista das lutas juvenis da nossa cidade que já havia sido clamado na Conferência de Juventude, realizada no mês de agosto deste ano. 

A composição dos membros se dará da seguinte forma: 20 membros, com seus respectivos suplentes, sendo a distribuição de vagas de forma paritária, dez vagas do poder público, e dez vagas da sociedade civil.

Na ocasião, o Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, assinou o termo de adesão do município para o Plano Nacional da Juventude Viva. Em sua fala, Ronaldo alertou para o crescimento da periferia em nossa cidade, e frisou também que a gestão precisa ajudar os jovens que começam a demonstrar força. “A periferia está produzindo um volume gigantesco de pessoas, e nós precisamos dar melhores condições na educação, saúde, cultura, segurança, infraestrutura para que os jovens cresçam”.

Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Plano Juventude Viva é fruto de uma intensa articulação interministerial para enfrentar a violência contra a juventude brasileira, especialmente os jovens negros, principais vítimas de homicídio no Brasil.

Construído por meio de um processo amplamente participativo, o plano reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios que concentram altos índices de homicídio.

Nenhum comentário: